Passeio de ônibus

0
956

Foto:

Os passageiros e o monitor Márcio dos Santos Sena na viagem pelo Interligado

O Interligado, novo sistema de transporte coletivo da cidade implantado pela São Paulo Transporte (SPTrans), inaugura em outubro, com a presença da prefeita Marta Suplicy, o Terminal de Ônibus da Lapa, que faz parte do eixo Pirituba-Lapa-São João. O bairro é o principal centro de interesse da Região Noroeste do município e terá o maior terminal entre os três que estão sendo construídos. Além do terminal da Lapa, haverá ainda Pirituba e Amaral Gurgel (ao lado da estação Santa Cecília do Metrô). Diariamente, mais de 700 mil passageiros devem passar pelo local e por adjacências, como Jaguaré, Anhangüera e Parque São Domingos. O trecho entre São João e Lapa mede 7,6 quilômetros e da Lapa para Pirituba possui 7,4 quilômetros.
A área do terreno do novo terminal é de 11.700 metros quadrados, dos quais seis mil de área coberta, que abrigarão 13 linhas de ônibus – com capacidade para chegar até 22 linhas. A demanda é de 9.500 passageiros por hora/pico somente dentro do terminal, com entrada pela Praça Miguel Dell’Erba. Uma das vantagens desta obra, segundo a SPTrans, é que está prevista uma integração física com a Estação de Trem da Lapa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O terminal também terá sanitários, com acesso para deficientes físicos, quatro plataformas com painel de mensagem variável em cada ponto de parada. Lanchonete, bicicletário, telões, sistema de sonorização e circuito fechado de televisão também estão previstos no projeto.
Para que a população entenda o novo sistema, foi disponibilizado um ônibus com 38 lugares e com portas à direita e à esquerda para mostrar parte do corredor. O passeio gratuito conta com a monitoria de estagiários e funcionários da área de comunicação do Departamentos de Projetos da SPTrans. De acordo com a empresa responsável pela organização do transporte coletivo municipal, o tratamento da via inclui faixa exclusiva à esquerda e à direita, conforme a condição viária, com paradas adequadas para ônibus de piso baixo e entrada baixa, mas que podem operar com outros veículos adaptados para essa condição. Ônibus modulados também estão previstos para circularem no Interligado.
De acordo com o estagiário Márcio dos Santos Sena, o novo sistema terá mudanças paulatinas. “Mini-ônibus circularão nos bairros com tarifas menores. Os veículos grandes e os modulados atenderão os eixos estruturais dos terminais entre os bairros”, explica. Segundo ele, até o início do ano que vem, os passageiros poderão usar um cartão magnético para passar na catraca, com créditos de passagem, substituindo o passe de papel. “A grande vantagem deste sistema é que diminuirá o número de ônibus clandestinos”, finalizou.
Quem quiser realizar um passeio gratuito até o dia 3 de outubro, para conhecer o corredor de ônibus São João-Lapa-Pirituba, pode fazer sua inscrição pelo telefone 3864-7920, com Eliana Vonzodas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA