Quinta é dia de pizza

0
1769

De tanto ser consumida, a pizza ganhou a preferência do público e passou a ser considerado um dos símbolos da gastronomia paulista. Eleita como a receita mais consumida da cidade, a massa ganhou uma data oficial para ser festejada: 10 de julho.
A comemoração acontece em São Paulo desde 1985, quando o então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, instituiu a data por conta de um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de mussarela e margherita da cidade. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu o dia de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da pizza.
A origem da receita tem muitas versões, uma delas é que a massa com cobertura começou a ser consumida antes da era Cristã, na Roma de César. Naquela época, os nobres comiam o pão de Abraão, que era uma massa feita de farinha, água e sal que ia para o forno quente. A esse pão acrescido de ervas e alho era dado o nome de Piscea.
Sua popularidade era tanta que se erguiam barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, ao gosto do freguês. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Ele ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos, rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que visitavam a Cidade. Para prestar uma homenagem à rainha, o pizzaiolo resolveu fazer a pizza com as cores da bandeira Itália (branco, vermelho e verde).
Margherita gostou da receita e Don Rafaelle a batizou com o seu nome.
Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiano, os dois países que mais consomem a massa no mundo são Estados Unidos e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.
Não é a toa que a cidade é campeã em consumo, São Paulo tem cerca de 6500 pizzarias, muitas delas na região da Lapa, Vila Romana, Jaguaré, Leopoldina e Pompéia, onde famílias italianas fixaram residência e até hoje se concentra grande número de casas especializadas em combinar a massa (seja grossa, média ou fina) com novos sabores de recheios para as promoções do dia da redonda, bem ao gosto do freguês.
Na capital Paulista se consome em média 1 milhão de pizza por dia. As mais vendidas são as tradicionais: mussarela, margherita e calabreza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA