São Camilo precisa de doadores de sangue

0
1154

Foto:

Dr. Langhi: estoques de sangue cairam 50%

Os hospitais da Rede São Camilo (com unidade na Avenida Pompéia) precisam de doadores de todos os tipos sanguíneos por causa da queda de 50% nos estoques do Banco de Sangue.
Segundo o diretor do serviço de hemoterapia da rede, Dante Mário Langhi, a principal causa da diminuição nos estoques foi a Campanha Nacional de Vacinação da Rubéola, realizada pelo Ministério da Saúde, em homens e mulheres na faixa de 20 a 39 anos, no último mês. “Justamente a faixa etária que mais costuma doar sangue. Foi a primeira vez que isso aconteceu”, afirma Langhi.
Ele explica que após a vacinação, as pessoas ficam impedidas de doar sangue durante quatro semanas. “As vacinas podem influenciar nos resultados de exames futuros ou comprometer o estado de saúde tanto do doador quanto de quem receberá o sangue, uma vez que trazem o vírus atenuado, que permanece durante um tempo no sangue da pessoa imunizada”, explica o médico.
Outro fator que contribuiu para a redução nos estoques foi o crescimento de 30% no número de transfusões realizadas nos pacientes da UTI e transplantados de medula óssea nas unidades São Camilo. “A situação é crítica em todos os hemocentros do Brasil. Alguns hospitais estão até mesmo cancelando cirurgias. É muito importante que as pessoas tomem consciência do problema e compareçam aos postos de coleta para fazer a doação”, diz o diretor do Banco de Sangue.

Pré-requisitos

O posto de coleta de sangue do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 18h, e sábado, das 8h às 16h, na Avenida Pompéia, 1178. Para fazer a doação é preciso estar em boas condições de saúde e descanso, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar alimentado (evitando ingerir alimentos gordurosos) e apresentar documento oficial de identidade com foto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3677-4444, ramal 5055.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA