PSDB propõe CPI da|ciclovias na Câmara

0
1098

Foto:

CPI quer questionar pontos importantes na implantação das ciclovias na cidade

A bancada do PSDB na Câmara Municipal apresentou na terça-feira (10) um pedido para constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a implantação de ciclovias e ciclofaixas pela Prefeitura de São Paulo. O pedido foi protocolado após receber a adesão de 23 vereadores e da revista Veja (de 11 de fevereiro) divulgar a matéria “O valor das pedaladas” que apresenta o cálculo de R$ 650 mil o custo médio por quilômetro construído de ciclovias e ciclofaixas na Cidade, “mais que o triplo do previsto pela gestão Haddad”, diz a revista.

O valor do quilômetro é o mais caro se comparado a outras cidades do Brasil e do mundo como Paris (129 mil) e Berlim (518 mil), segundo a matéria de Veja. 

Ao defender a CPI das Ciclovias, o líder do PSDB, vereador Andrea Matarazzo levantou pontos a serem esclarecidos pela Prefeitura como valor da implantação, o modo de contratação dos projetos, obstáculos nos trajetos, a qualidade da tinta, a viabilidade e eficácia das rotas, entre outras informações. “É preciso esclarecer diversos aspectos da implantação da ciclovia. Por exemplo: se foi feita pesquisa de origem e destino na cidade?”, questionou Matarazzo no plenário da Câmara Municipal.

Quando o Haddad assumiu a prefeitura, eram 63km de ciclovias e rotas para bicicletas (em 2013). No ano passado, o prefeito investiu no projeto e entregou 156 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas (com pintura no asfalto), totalizando 200 km. A expectativa do governo é chegar a 244km de ciclovias até o fim de 2015. 

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo já questiona a Prefeitura quanto a pontos como a ausência de análise sobre a viabilidade e o impacto no trânsito dos projetos, a pulverização dos projetos em diversas secretarias, e principalmente a forma de contratação das empresas responsáveis pelas obras. Se aprovada, a CPI das Ciclovias será constituída por nove membros, com duração de 120 dias corridos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA