Alteração em semáforo causa conflito no trânsito

0
1231

Foto:

Nova configuração semafórica dificulta acesso ao supermercado Extra Anhanguera

Motoristas e moradores da região da City Lapa e Vila Anastácio reclamam da alteração semafórica feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Ponte da Anhanguera, no acesso das ruas Botocudos,João Tibiriçá e Monte Pascal para retorno ao bairro e Rua Ernesto Igel sentido Lapa-Centro.

O problema, segundo eles, é que a abertura dos semáforos do retorno (Rua Botocudos/Rua João Tibiriçá) e da Rua Ernesto Igel acontece ao mesmo tempo causando conflito entre os veículos. A reclamação é que a medida coloca em risco quem trafega pelo local e forma um nó no trânsito, principalmente, em horário de pico (pela manhã e no final de tarde). Sinuhe Alberice foi um dos que usou o retorno para acessar o supermercado Extra Anhanguera e passou por dificuldades. Assim como ele outros motoristas reclamam da dificuldade para entrar no mercado após a alteração.

Segundo a CET, o cruzamento da Rua Monte Pascal com as Ruas João Tibiriçá e Avenida Ernesto Igel, que anteriormente possibilitava o acesso ao hipermercado, foi implantado antes da construção do Complexo Viário Anhanguera. Desta forma, foi viabilizado uma adequação na sinalização semafórica, que aumentou a capacidade sobre a ponte e diminui o tempo de espera de veículos, com as fases verdes concorrentes aos equipamentos da Rua Botocudos e Avenida Ernesto Igel.

Ou seja, quem vem de Pirituba, São Domingos e Perus ou do interior (via ponte da Anhanguera) não concorre com os veículos que saem da Rua Botocudos e sim os que vem pela Avenida Ernesto Igel. A medida mitigadora do Polo Gerador Extra Anhanguera teve a concepção com viário totalmente remodelado com a duplicação de capacidade do Complexo Viário Anhanguera em 2011, além do aumento de moradores que utilizam a Rodovia Anhanguera para o acesso ao centro expandido, o que justifica nova adequação: melhorar os tempos de viagem dos deslocamentos interior-capital da Via Anhanguera, seja por transporte coletivo ou individual.

De acordo com o órgão, a adequação semafórica se justifica, visando a melhoria da segurança do local. A CET informa que está elaborando um projeto para prolongamento na canalização de fluxos que separa a Avenida Ernesto Igel da faixa da direita da Rua Monte Pascal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA