Tendal recebe programação sobre descarte de eletroeletrônicos

0
3859

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Evento no Tendal começou no domingo e se estende por este sábado

O Centro Cultural Tendal da Lapa (Rua Constança, 72) recebe neste sábado, 11, as atividades do Projeto descarte On de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), resultado da parceria entre os governos do Japão e do Brasil, desenvolvido pela JICA – órgão do governo japonês. A programação no Tendal teve início no dia 5 (domingo) com as oficinas Painel Reinventado, com Renato Hofer; e Tramas Urbanas, com o Coletivo Meio Fio, além de pintura em lona, com participação do público.

O projeto-piloto foi implantado na área da Subprefeitura Lapa e conta com a participação de varejistas da região (Lojas Americanas, Extra, Pernambucanas, Casas Bahia, Ponto Frio e WalMart – na coleta dos resíduos) , associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de outubro. O objetivo é sensibilizar o cidadão sobre a importância do descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.

No Lounge de entrada do Tendal, o público vai encontrar objetos que mostram a história da evolução dos eletrônicos, com a presença de um DJ e do robô Descartes, mascote do projeto, feito de resíduos eletroeletrônicos. No Espaço Oficinas serão realizadas as atividades com a comunidade. Um Estúdio de Fotos foi montado para o visitante registrar fotos em um cenário com eletrodomésticos vintage. O Auditório está reservado para as conferências e apresentações sobre a logística reversa de Resíduos Eletroeletrônicos organizadas pela equipe da JICA e organizações parceiras. A programação aberta ao público começa às 10h30 com seminário; às 10h50 representantes da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), da JICA e ABREE (Associação Brasileira de Resíduos Eletroeletrônicos) e Fecomércio participam de um bate-papo com o público; às 13h30 começa a Oficina de pintura e colagem (Coopermiti) e a Oficina de bijuterias feitas com REEE às 14h50. A programação traz ainda grafite (das 9h às 16h). Uma caixa de coleta fica à disposição do público durante o evento para receber eletroeletrônicos de até 60cm x 50cm x 75cm.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA