Parque recebe atividades de prevenção na Virada da Saúde

0
2106

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Parque Villa-Lobos recebe atividades físicas e ações de prevenção

O público que passou sábado (8) pelo Parque Villa-Lobos pode participar de atividades físicas e ações de prevenção da terceira edição da Virada da Saúde, uma iniciativa da lei do vereador e médico cardiologista, Paulo Frange. “As pessoas estão cansadas de ouvir falar em doença, precisamos falar mais de saúde. Por isso a abertura da Virada foi no parque, mas as atividades aconteceram em vários pontos da Cidade durante a semana. A Virada da Saúde beneficia a população e coincide com o Dia Mundial da Saúde (7 de abril). As atividades são para as pessoas se movimentarem que é o pilar da prevenção. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo fez um trabalho bonito, mostrando que todos nós podemos ser socorridos. De 100 a 120 compressões no centro do tórax, com até 5 centímetros de profundidade, provoca um efeito bomba no coração e mantêm seu funcionamento”, lembra Frange.

O secretário da Saúde Wilson Pollara participou da abertura do evento. “Queremos aproximar a sociedade a um modo de vida mais saudável, utilizando os serviços da Secretaria de Saúde, a fim de criar um conjunto de iniciativas com os diversos atores relacionados ao tema em prol da promoção da saúde na cidade”, disse Pollara.
Massagem Cardíaca – Para o presidente da Socesp, Ibraim Masciarelli Pinto, as pessoas precisam cuidar mais do próprio corpo. “Não adianta ficar falando só de médico para médico, temos que levar o conhecimento que a gente tem até a população. A virada é a chance de chegar informação a todo mundo. Parque é um ambiente extremamente democrático, onde se encontra todos os níveis sociais e classes econômicas. A gente vem alertar para os problemas do coração que são os que mais matam em São Paulo”. A Socesp orientou na recuperação de parada cardíaca. “Se eu tiver uma parada cardíaca e alguém do meu lado souber fazer a massagem na hora, corretamente, tenho quatro vezes a chance de sobreviver”, diz. O presidente da Socesp alerta que qualquer atividade física por 20 minutos, cinco vezes por semana, ou 30 minutos, de três a quatro vezes, é importante para evitar problemas do coração.

O trailer do programa Brasil Sorridente móvel estava entre as ações da Virada com exames de prevenção ao câncer bucal. A Virada da Saúde continua neste final de semana no Senai do Centro e no Parque Mário Covas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA