Conselho gestor de saúde tem eleições em maio

0
1884

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Plenária realizada na Faculdade de Saúde Pública da USP com definição das datas

Membros do Conselho Gestor do Distrito de Saúde Lapa/Pinheiros se reuniram na quarta-feira (4) no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP para discutir o processo eleitoral dos novos conselheiros dos dois territórios e também do PS da Lapa.

Arminda Gonçalves da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros apresentou as premissas de formação do conselho, com 50% representantes do segmento usuário, 25% de trabalhadores e 25% da gestão, e falou sobre a importância da participação. “O conselho gestor assegura a participação na gestão dos serviços de saúde”. Os conselheiros eleitos são voluntários e tem um mandato de dois anos onde deverão avaliar, fiscalizar, levantar necessidades e contribuir para o planejamento das políticas e ações de saúde. O regulamento eleitoral será publicado no Diário Oficial do Município, junto com o nome dos membros da comissão.

Para a eleição de conselheiros tanto da Lapa como de Pinheiros, foi definido que os candidatos do segmento usuário devem apresentar uma composição por chapa, com 12 titulares e o mesmo número de suplentes. Para o segmento trabalhador a inscrição é individual. Os candidatos podem se inscrever do dia 9 a 27 de abril, das 8h às 17h, na própria sede da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros na Rua Doutor Renato Paes de Barros, 77, Itaim Bibi.  Alexandra Swerts, da comissão eleitoral do conselho da Lapa, explica a escolha pelo formato de chapas. “É preferível que os candidatos tenham alguma experiência em conselhos de equipamentos do SUS”, afirma.

A eleição dos representantes da Lapa será no dia 29 de maio (terça-feira), das 9h às 16h, na UBS Jaguaré (Rua Salatiel de Campos, 222), AMA Sorocabana (Rua Catão, 380) e UBS Vila Piauí (Rua Flôr da Cachoeira, 2). Para os candidatos de Pinheiros, a eleição acontece no dia 28 de maio (segunda-feira), também das 9h às 16h, na UBS Jardim Edite (Rua Charles Coulomb, 80), UBS Alto de Pinheiros (Avenida Queiroz Filho, 313) e UBS Doutor José de Barros Magaldi (Rua Salvador Cardoso, 177).

Já na eleição do conselho gestor do PS da Lapa os candidatos do segmento usuário também poderão fazer inscrição individual. O período de inscrição é de 9 a 27 de março na administração do pronto-socorro (Avenida Queiroz Filho, 313), das 9h às 16h. A eleição será no dia 23 de maio para usuários, das 9h às 16h, e nos dias 23 e 24 para os trabalhadores, de forma que todos os plantonistas possam votar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA