Ciclistas cobram segurança e ampliação de ciclovias

0
3622

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Leo Santos fala sobre projetos de intervenção na região que já preveem ciclovias

A Subprefeitura Pinheiros recebeu na quinta-feira (30) uma audiência pública para a apresentação do Plano Cicloviário elaborado pela Prefeitura, CET e Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. O Plano de Metas para o Biênio 2019/2020 prevê a implantação de 173 quilômetros de infraestrutura cicloviária e a requalificação dos 310 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade.

A apresentação foi feita por Elisabete França, diretora de Planejamento e Projetos da CET, com presença do secretário de Mobilidade e Transportes Edson Caram e dos subprefeitos de Pinheiros, João Grande, e da Lapa, Leo Santos. “Temos bicicletas, patinetes, skates elétricos e carros compartilhados, isso já é uma realidade. Fizemos gestão pública há muito tempo preocupados com o deslocamento do cidadão com carro e transporte público. Agora a gente começa a ter que modificar essa estrutura existente para incluir a ciclovia. Vejo isso nesse plano cicloviário, no PIU da Leopoldina, no PIU Arco Pinheiros e no PIU Arco Tietê, que são os três projetos de intervenção ligados à região da Lapa”, afirma Leo Santos.

O público pediu melhorias em trechos de ciclovias já existentes nas regiões da Lapa, Pinheiros e Butantã, além de iluminação para aumentar a segurança dos usuários. Também foi discutida a necessidade de realizar campanhas pela educação de trânsito e substituição de trechos de Zona Azul para implantação de ciclovias. Foi ressaltado que as bicicletas, além de serem um meio de transporte, estão diretamente ligadas às melhorias ambientais e de saúde. Segundo a CET, o total de mortes de ciclistas no trânsito caiu de 37 em 2017 para 19 no ano passado, uma redução de aproximadamente 50%. O plano aponta na região da Lapa como conexões prioritárias a Ponte do Jaguaré, do Piqueri e Avenida Doutor Gastão Vidigal, seguidas pela Rua Guaicurus, Viaduto Pompeia, avenidas Antártica, Heitor Penteado, Sumaré, Marquês de São Vicente e Rua John Harrison.

O plano estará disponível para consulta e recebimento de críticas e sugestões até o dia 28 de junho no site https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/plano-cicloviario

Também serão realizadas audiências públicas em outras regiões da cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA