Desde segunda-feira, as faixa de pedestres da Parada Palmeiras do corredor de ônibus da Avenida Francisco Matarazzo (Pirituba/Lapa/Centro) é um dos pontos da via que está com orientadores da segunda fase do Programa de Proteção ao Pedestre, implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres na Cidade até 2012.
Com bandeiras que alertam: Dê preferência a Vida, Respeite o Pedestre, os orientadores protegem os pedestres quando o semáforo abre para travessia. O trabalho de conscientização nos corredores de ônibus é realizado nos dias úteis, das 6h às 12h. Baseado na idéia de criar uma cultura de respeito ao pedestre, o programa utiliza além da campanha educativa, o reforço na fiscalização com algumas ações de engenharia. Entre as medidas estão câmeras especiais instaladas na Cidade para fotografar e multar os infratores que invadem a faixa de pedestre, conforme determina o Código Nacional de Trânsito.
Segundo o Departamento de Informação da CET, seis equipamentos que fiscalizam exclusivamente veículos que param sobre as faixas estão instalados na Cidade. Um deles na Rua Guaicurus com Catão (Sentido Centro/Bairro) e outro na Rua Turiaçu com Avenida Pompéia (Sentido Perdizes/Pompéia).
Fiscalização
A terceira fase do programa começa a partir do dia 8 de agosto, quando a CET vai intensificar a fiscalização aos motoristas que não derem preferência aos pedestres durante a travessia. O valor da multa pode variar de R$ 85,12 (infração média e quatro pontos na carteira) para quem invadir a faixa quando o sinal estiver verde para o pedestre, a R$ 191,53 (infração gravíssima, 7 pontos).
Segundo a Companhia, o equipamento é para garantir a segurança do pedestre, mas ele também tem que cumprir o Código Nacional de Trânsito, que vale tanto para motoristas quanto para os pedestres, que deve aguardar o semáforo abrir para fazer uma travessia segura.
Na quarta fase do programa está prevista a implantação do programa no centro comercial da Lapa, onde há grande concentração de pedestres.
Outra medida é a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos, aumentando até 20% as oportunidades de travessia para os pedestres. Até janeiro de 2012, a CET substituirá os controladores antigos por mais modernos.