Agenda pública regular precisa ser criada

0
1024

Entre as 31 subprefeituras da cidade, algumas procuram sistematizar meios de um contato permanente regular com as comunidades locais. É o caso da Subprefeitura de Perus, que mantém o programa \’Fale com a Subprefeita\’. Mensalmente (toda última quarta-feira), a subprefeita Sandra Cristina Leite Santana, juntamente com sua equipe técnica, recebe a população na praça de atendimento. “O objetivo é prestar contas, orientar e esclarecer sobre os serviços prestados em nossa região, além de receber as demandas locais, o que, neste caso, poderá antecipar vários dias de trâmites internos”, explica a subprefeita.
No Butantã, o subprefeito Mauricio de Oliveira Pinterich, adota, desde 2006, encontros regulares com as comunidades locais. Até o ano passado, essas reuniões eram semanais. Em 2008, elas passam a ser quinzenais e itinerantes. A assessoria do subprefeito afirma que com base nesse contato direto com moradores e comerciantes, o subprefeito elabora o planejamento regional, prestando contas do seu trabalho anualmente, por ocasião do aniversário do bairro. Em Parelheiros, Zona Sul da cidade, o subprefeito Walter Tesch dividiu a região em 11 setores. Bimestralmente, são organizados encontros com moradores de cada um deles.
Na Lapa o cenário é outro, pois ainda não vingou a cultura de encontros comunitários regulares organizados pela subprefeitura. De janeiro de 2005 a agosto de 2007, a principal característica da gestão regional foi o distanciamento em relação às comunidades locais. A atual gestão, no ano passado, inovou ao sair do gabinete e visitar alguns bairros, o que foi positivo. Porém ainda falta a implementação de uma agenda regular e permanente, onde a população possa ter a oportunidade de ouvir e, sobretudo, ser ouvida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA