Caldeiras Culturais

0
872

Foto:

Fachada da Casa das Caldeiras

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Nas antigas Indústrias Matarazzo, surge uma proposta cultural inovadora na região. A Casa das Caldeiras abriga núcleos de teatro, artes visuais, música, circo e dança contemporânea num espaço tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) desde 1986.
“O nosso objetivo é viabilizar um projeto experimental, seguindo a experiência internacional do movimento Art Factories, que valoriza o espaço interagindo com a visão dos artistas”, explica Karina Saccomanno, responsável pela residência dos núcleos culturais na Casa das Caldeiras.
Segundo ela, o restauro do local começou em 1998 pela empresa Ricci. A partir de 2000, os primeiros projetos experimentais saíram do papel para fazer parte integrante do espaço. Duas companhias de dança contemporânea: Intelequia e Coletivo Cavallaria já apresentaram espetáculos inovadores. A Casa das Caldeiras também foi palco de eventos promocionais, como o lançamento da marca de bebidas energéticas Red Bull e da empresa ZipNet. Sábado passado, os freqüentadores puderam assistir ao show Clube da Caverna, de Arícia Mess, com o grupo Alta Fidelidade e o cantor Moisés Santana.
Karina luta para que a Casa das Caldeiras consiga ser inserida na lei de fomento à cultura, com o objetivo de atrair o apoio de patrocinadores. Com os recursos, além de ampliar as iniciativas culturais, ela pretende atender as necessidades culturais da região, por meio do seu núcleo social, promovendo arte para a comunidade mais carente dos bairros da Lapa, Pompéia, Água Branca e Barra Funda.
A Casa das Caldeiras fica na Avenida Francisco Matarazzo, 2000. Telefone 3873-6696.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA