Comemoração reúne ex-alunos, professores e alunos

0
913

“Difícil encontrar uma escola não confessional que tanto priorize os valores humanos, como faz o Santo Ivo há quatro décadas”. O testemunho é do monsenhor Tarcísio Louro, da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Leopoldina) durante missa celebrada no dia 15, em homenagem aos 40 anos de fundação do Colégio Santo Ivo. O evento abriu as comemorações oficiais programadas pela diretoria da escola.
Alunos, ex-alunos, pais, diretores, funcionários e amigos da tradicional instituição de ensino da Lapa se encontram na celebração litúrgica, que teve momentos de grande emoção, proporcionados pelo coral da escola, dirigido por Cezar Elbert.
Os cantos que acompanharam as diferentes partes do ato litúrgico mostraram a todos os presentes que a garotada e os adolescentes podem e devem ser instrumentos de transformação da sociedade. A Canção da Paz, de autoria do maestro Elbert e interpretada pelo coral do Santo Ivo, deu o tom da mensagem que a diretoria da escola quis transmitir:

Retrospectiva

Ex-alunos e ex-professores tiveram a possibilidade de se reencontrar durante a comemoração de 40 anos do Colégio Santo Ivo, na noite da quinta-feira, 17, na Unidade II, na Leopoldina.
Foi em clima familiar como gosta o seu diretor, José Carlos de Barros Lima, que o evento aconteceu. Aos poucos os protagonistas da história da instituição foram chegando e relembrando as aulas com seus mestres da época de infância.
Barros Lima falou de sua emoção aos rever antigos funcionários, que deixaram o Santo Ivo há vários anos. “É com muita satisfação e emoção que encontro ex-alunos que tinham dez anos e hoje estão com cinqüenta. Também estamos reencontrando antigos professores que saíram do colégio há algum tempo. Muitos vieram de longe para comemorar o aniversário do colégio. Isto mostra que a gente sempre foi uma família”, declarou Barros Lima.
Uma das primeiras professoras do Santo Ivo, Zeugma Conceição Martins compareceu ao evento. “As minhas crianças estão com quase 50 anos”, constatou ela, durante o reencontro com os ex-alunos.
Entre os docentes também estava Adenir Souto Arato Junior, que saiu do colégio há 21 anos e mora em Bauru. “Foi uma iniciativa muito boa reunir todas essas pessoas”, declarou o ex-funcionário.
Com o auditório Irmãos Villas Bôas lotado de ex-estudantes, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Hidely Lopes dos Santos,deu início à retrospectiva histórica do Colégio, da casa da família à sua transformação em colégio em 1967. Para os ex-alunos, o momento foi de lembranças da época quando aprendiam as primeiras letras do alfabeto. Depois vieram os eventos cívicos, sociais e de ciências. A cada fotografia projetada no telão a platéia se manifestava, revivendo momentos da passagem pela escola.
Para encerrar a noite, um coral de 22 vozes, formado por professores e funcionários do Santo Ivo cantaram sob a regência do maestro Cezar Elbert, Carinhoso e Suíte dos Pescadores. Mas a sensação da comemoração dos 40 anos da instituição foi a apresentação do hino do Colégio Santo Ivo, composto pelo maestro após uma pesquisa junto à instituição de ensino, tirou a inspiração da História de seu diretor José Carlos de Barros Lima, que já tem como diretora a filha Myrna, e o filho Caio, para dar continuidade à sua obra.
Uma exposição com objetos como computadores, mimeógrafos, troféus e fotografias foi montada especialmente para os dias de comemoração. O bate-papo entre os ex-companheiros de sala e seus mestres aconteceu durante um agradável coquetel de confraternização.

Performances dos alunos

Depois de receber as bênçãos em uma missa do Monsenhor Tarcísio e proporcionar o reencontro de ex-alunos e ex-professores, o Colégio Santo Ivo encerrou as comemorações dos seus 40 anos no sábado, 19, reunindo os alunos para apresentação de performances, na Unidade II, na Leopoldina.
A comemoração realizada no dia do patrono, Santo Ivo, e da fundação da escola, 19 de maio, começou com a entrada do Pavilhão de Bandeiras conduzido por três alunos e seguido pelos Hinos: Nacional e a Canção de Amor – hino do Colégio composto por Cezar Elbert.
O diretor e fundador do Santo Ivo, José Calos de Barros Lima, se emocionou ao relembrar sua trajetória à frente da tradicional instituição de ensino. “O Santo Ivo nasceu do um ideal de formar pessoas comprometidas com a ética e o amor à Pátria e a família”, declarou o professor Barros Lima.
O evento de 40 anos do Colégio retratou a festa mais popular do Brasil: o Carnaval. Na viagem pelas décadas, os alunos do infantil iniciaram a história ao som das marchinhas carnavalescas. Depois entraram em cena os estudantes do ensino Fundamental I, mostrando a evolução do carnaval, seguidos da apresentação do Fundamental II e do Médio, que trouxeram para a quadra da Unidade II a discussão do aquecimento global e a paz no planeta Terra com suas perucas verdes e grandes bandeiras brancas. Neste momento foi feita uma homenagem a todos os presentes pela cantora Andrea Bien com a música Amigos para Sempre.
As apresentações na quadra foram encerradas ao som contagiante da Escola de Samba Águia de Ouro que levantou o público no aniversário do Santo Ivo. Após o encerramento das apresentações foi possível fazer uma viagem pelos 40 anos de existência do colégio no museu especialmente montado com peças, equipamentos e fotos de momentos marcantes com professores, alunos e a direção da escola.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA