Drogas nunca mais!

0
600

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Na última terça-feira, dia 22 de junho, foi celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas. Na Lapa, a data foi lembrada pela Associação Reciclázaro e demais entidades que se reuniram na Praça Cornélia para refletir sobre o grave problema da dependência química.
O tema não é simples para ser discutido. Poucos assuntos envolvem tanto a sociedade civil quanto as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) como este.
Da área da segurança até o setor da saúde, passando pela responsabilidade das famílias, o debate sobre o vício de entorpecentes e do álcool causa um certo incômodo para o seio da sociedade.
Durante o evento na Praça Cornélia, houve orientação, interpretação teatral, terapia comunitária, manifestação de associações e Organizações Não Governamentais (ONGs), música, entre outras ações que mostraram corajosamente o problema, apontando soluções viáveis, humanas regulares e definitivas.
O grupo de terapia comunitária Tcendo.sp, por exemplo, promoveu diversas atividades na Estação de Metrô Barra Funda e, também compareceram à Cornélia.
É bom lembrar que iniciativas para o combate ao vício das drogas e do álcool já existem espalhadas em várias instâncias governamentais e não-governamentais no bairro. O Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd), do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (4º BPM/M), é um bom exemplo de prevenção à violência e ao crime.
O grupo de Alcoólicos Anônimos, uma ONG que não tem como objetivo acabar com as bebidas alcoólicas, mas sim, impedir que as pessoas se acabem com elas, também tem uma atuação importante no combate à dependência.
As famílias, inclusive que têm problemas com entorpecentes, podem procurar o Grupo de Apoio a Familiares de Dependentes Químicos, por intermédio dos voluntários do Movimento Amor-Exigente. Esta associação se reúne todas as segundas-feiras, das 20h15 às 22h15, na Paróquia São João Batista, localizada na Rua Chafalote, 63 (travessa da Rua Tonelero), na Vila Ipojuca.
Enfim, os interessados que quiserem saber ainda mais sobre o complexo tema das drogas podem ligar para a Associação Reciclázaro, que trabalha com dependentes químicos, pelo telefone 3871-5972.
Contatos com o grupo Tcendo.sp podem ser feitos pelo 3672-2426 ou 3091-4210. O Proerd do 4º BPM/M atende pelos números 3834-6730 e 3834-2411.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA