Eventos resgatam cultura indígena

0
851

Maria Isabel Coelho

Desde quando surgiu o Dia do Índio (19 de abril), durante um Congresso Interamericano no México, em 1940, a data é lembrada em eventos que resgatam as tradições da cultura indígena em todo Continente Americano.
A Coordenadoria Municipal de Educação de Pirituba organiza uma capacitação especial com o título “Descobrindo a Cultura Guarani Mbya”, para diretores e educadores, nos dias 18 e 19 de abril, no Céu Vila Atlântica (Rua Coronel Venâncio Dias, 180).
O evento irá resgatar a cultura e tradição indígena por meio de oficinas e palestras que terão a participação do antropólogo Adrian Ribaric e de especialistas como Soraia Zanzine, da Coordenadoria do Centro de Educação e Cultura Indígena do Pico do Jaraguá, e da pedagoga do Museu de Etnologia da USP, Carla Gibertone Carneiro.
Participam também a viúva do sertanista Orlando Villas Bôas, Marina, que falará de sua experiência no Xingu.
De acordo com a Prestadora de Serviços Técnicos e Educacionais da Coordenadoria, Natali Nicolov, o objetivo do evento é promover a cultura guarani entre os educadores. “O evento é para que os professores conheçam o dia-a-dia desses povos e leve as informações para a sala de aula”, explica Natali
Para Marina Villas Bôas, apesar dos eventos, os índios não têm muito o que comemorar. “Este é um momento em que toda a nação deve refletir sobre a contribuição que os índios deram e quanto eles perderam. A sociedade deve pressionar o governo para que eles (políticos) olhem com mais carinho para nossos índios e criem leis que realmente os defendam”, conclui Marina.

Comemoração

O Espaço Cultural Tendal da Lapa está com a exposição “Yebá Beló…o início antes de tudo”, de Lena Wild, até 29 de abril. A mostra é o resultado de uma pesquisa feita pela artista sobre a cultura indígena, que resultou no livro, “Antes o mundo não existia”. Desse livro, Lena extraiu a idéia para confecção dos objetos da exposição e do espetáculo teatral que será apresentado no Dia do Índio, 19 de abril, às 20h30, no Tendal(Rua Constaça, 72).
Outro evento é a Exposição Orlando Villas Bôas, que accontece no Continental Shopping, até o dia 28, com parte do acervo da família do sertanista e indigenista Orlando Villas Bôas. A mostra conta com várias imagens como a do início da expedição Roncador-Xingu, de 1943, além de painéis, cocares e muitos objetos de palha e cerãmica feitos pelos índios. A exposição está na Praça de Eventos, no primeiro piso do shopping (Av. Leão Machado,100). Outra parte do acervo do sertanista ficará exposta na Semana Orlando Villas Bôas, entre os dias 24 e 28, na Assembléia Legislativa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA