Fim de reuniões

0
929

A Subprefeitura da Lapa finalizou as rodadas de reuniões com a comunidade para discutir as propostas do Orçamento Participativo 2003. Já foram nomeados os dois conselheiros titulares e os suplentes, que irão acompanhar o andamento da implantação das propostas apresentadas, fiscalizando os vereadores a fim de garantir a inclusão dessas propostas no orçamento.
De acordo com Valter Ramos Jacinto, assessor do subprefeito Adaucto José Durigan, foram realizadas 13 assembléias públicas do Orçamento Participativo da Lapa, sendo sete na primeira rodada e seis na segunda rodada. As assembléias da primeira rodada contaram com a participação de 783 pessoas, sendo 610 votantes, enquanto as da segunda contaram com 745 participantes e 651 votantes. Este foi o total de assembléias dos seis distritos da Subprefeitura da Lapa (Barra Funda, Jaguaré, Perdizes, Lapa, Vila Jaguara e Vila Leopoldina).
Jacinto explica que o objetivo das reuniões é fazer com que a população participe diretamente das decisões importantes da cidade, através da construção da peça orçamentária do município, apontando as prioridades em obras e serviços para a região. Segundo ele, a participação da comunidade tem crescido a cada ano. “Em 2003, elegemos 53 delegados, enquanto nos dois anteriores conseguíamos uma faixa de 22 a 25 delegados. As pessoas estão participando e pensando mais no bairro como um todo. As reivindicações, que antes eram pontuais, agora são coletivas”, afirma.
Ao todo foram apresentadas cerca de 125 reivindicações, mas nem todas passaram pelo estudo de viabilidade, negociado entre delegados e subprefeituras. Segundo Jacinto, ficou definido que as propostas consideradas viáveis serão encaminhadas ao Conselho do Orçamento Participativo (Conop), para que sejam definidas as prioridades da cidade e seja montada a peça orçamentária do município para o ano que vem.
Entre as propostas apresentadas, destacam-se a criação de novas vagas nas Emeis da região para os moradores da Vila Leopoldina e adjacências, o reestudo das áreas reservadas às feiras livres em função do crescimento do bairro, recurso para a implantação da coleta seletiva de lixo na Lapa, fiscalização da ocupação das calçadas pelos bares e reforma das calçadas. Estas são algumas das reivindicações consideradas viáveis.
Também foram feitas outras solicitações, consideradas inviáveis nas negociações, como a colocação de filtro na Usina de Compostagem da Vila Leopoldina. Esta reivindicação foi considerada inviável, pois a Limpurb (Companhia de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços e Obras) tem projeto para desativar a Usina até 2009. A proposta de construção de uma creche usando o espaço do viaduto da Lapa foi descartada porque o espaço não é adequado para esta utilização.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA