Plantando o Futuro

0
663

Foto:

Koichi Nakazawa, Adaucto José Durigan, Nádia Campeão e Soyto Sato

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Uma iniciativa que vai render frutos e flores. No Clube da Cidade Edson Arantes do Nascimento (Pelezão), na última quarta-feira, dia 21 de janeiro, foram plantadas 450 mudas de cerejeira e ipês, como parte da comemoração do aniversário de São Paulo. A ação é obra da Subprefeitura Lapa, da Comissão Organizadora de Comemoração dos 50 anos de Retomada da Imigração Japonesa no Brasil e do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, o tenente-coronel Luiz Nakaharada.
Apresentada pelo diretor do Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima, a cerimônia contou até com uma performance do ministro xintoísta no Brasil, Kazuo Osaka, que, antes de plantar as últimas 10 mudas, celebrou um ato de purificação para harmonizar a natureza com o homem. Surgido no século VI, o xintoísmo é a primeira religião japonesa. O ritual é sensível à questão espiritual e à relação entre os fenômenos e recursos naturais e as pessoas, valorizando a comunidade local e a fidelidade de seus membros.
Segundo o cônsul japonês, Soyto Sato, as mudas servem no seu país como o anúncio da primavera, época de renovação. “As árvores representam a beleza e a tranqüilidade que deixaremos para nossos filhos e netos”, disse o cônsul. A cerimônia foi acompanhada também pelos alunos do Colégio Pré-Médico e do carro de divulgação da Universidade Paulista (Unip).
O evento também teve a presença da secretária municipal de esportes, Nádia Campeão, do subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, o supervisor de esportes, Velfrides Antonio Barreto, diretor do Pelezão, Antônio Donizete Rodrigues Cunha, membros da comunidade lapeana e freqüentadores do Pelezão, que ajudarão a cuidar das plantas de cerejeira, árvore símbolo da flora japonesa, e do ipê, que representa o Brasil. As duas espécies, portanto, sintetizam os laços de amizade entre os dois países. O Pelezão fica na Rua Belmonte, 957, City Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA