Plenária ignora comunidade

0
606

EDUARDO FIORA

A idéia, em sua origem é boa. Reunir o poder público municipal e representantes das comunidades locais e população em geral para um balanço de gestão e recebimento de críticas e sugestões. Esse seria o perfil correto das chamadas Plenárias Regionais de Participação, iniciativa da Secretaria de Participação e Parceria, que no dia 17, no Itaim, organizou um encontro nesses moldes reunindo seis subprefeituras: Lapa, Pinheiros, Butantã, Vila Mariana, Ipiranga e Sé.
Porém, na região administrativa da Lapa (incluindo Leopoldina e Jaguaré) a comunidade, em nenhum momento, foi envolvida nesse processo. Se a Subprefeitura do Butantã se empenhou em convidar pessoalmente as associações do bairro, a da Lapa limitou-se a distribuir aleatoriamente as filipetas de convocação para a Plenária, sem se preocupar em avisar as entidades representativas e órgãos como o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
“Não recebi nenhum convite oficial. Soube por outras fontes que haveria essa Plenária”, disse o presidente do Conseg Leopoldina, Ulisses Crepaldi.
Enquanto a Subprefeitura de Pinheiros envolvia a imprensa do bairro, comunicando-a oficialmente sobre esse processo participativo, a comunicação pública lapena ignorou por completo os jornais locais. Se as outras cinco subprefeituras presentes à Plenária se preocuparam em designar um funcionário para receber os representantes locais, dando-lhes boas-vindas ao evento, a da Lapa deixou o seu espaço no hall de recepção completamente vazio. Quem fazia o papel de recepcionista e orientava os moradores era uma prestativa funcionária da vizinha Subprefeitura de Pinheiros.
Apenas 11 pessoas assinaram a lista de presença da Subprefeitura a Lapa durante esse evento. Dessas, duas eram profissionais do Jornal da Gente. As outras nove pertenciam às comunidades de apenas dois bairros: Lapa e Vila Leopoldina. “Ninguém da subprefeitura nos avisou sobre esse evento. Mas, mesmo assim, fizemos questão de vir até aqui”, afirmou Luciane Zíngaro, do Movimento Amar Leopoldina.
Nos debates da Plenária Regional, o Jornal da Gente entregou aos representantes da Secretaria de Participação presentes ao evento um pequeno dossiê, que continha matérias publicadas nos últimos meses. Elas mostram, claramente, os vários problemas vividos pelas comunidades da Lapa, Jaguaré e Leopoldina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA