PM faz balanço

0
676

Foto:

Coronel Segalla lembrou que viver implica em correr riscos

Num evento no auditório do Espaço Apas, na Lapa, o Comando de Policiamento Metropolitano Oeste (CPAM-5) apresentou à comunidade um balanço de suas atividades cívico-sociais ao longo do ano. Na ocasião o comandante do CPAM-5 tenente-coronel Izaul Segalla Júnior e o chefe do Estado Maior do Comando Oeste, temente-coronel Luiz Nakaharada, expressaram reconhecimento às instituições comunitárias que atuaram em parceria com a PM na construção de um modelo de ações que valorizam aspectos preventivos. sobretudo, a integração dos jovens à sociedade. Os homenageados pela Polícia Militar foram: Jornal da Gente, Subprefeitura de Pirituba, CAMP Oeste, Associação Comercial de São Paulo-Distrital Lapa, Associação Comercial de São Paulo-Distrital de Pirituba, Colégio Santo Ivo, Coordenadoria de Educação Centro-Oeste e Viação Santa Brígida.
Ao falar em nome dos homenageados, o diretor do Jornal da Gente, Ubirajara de Oliveira ressaltou a importância de um relacionamento cada vez mais próximo entre a polícia e a população. “Neste ponto devemos elogiar a ação na PM quando abandona o poder coercivo, que usa a sanção e a força para impor obediência, pelo poder condicionado, que através da educação procura tornar significativas as normas e instruções ensinadas. É o caso do JCC (programa Jovens Construindo Cidadania)” , lembrou o empresário.
Na visão do coronel Segalla, é preciso que juntos, comunidade e Polícia Militar, lutem para mudar um modelo que se torna cada vez mais comum: a construção de verdadeiras fortalezas nas quais os cidadãos se escondem. “A vida não pode ser assim, com as pessoas se trancado dentro de suas próprias casas, muitas transformadas em verdadeiros ‘bunkers’. A vida é para ser vivida junto com o outro. A vida é interação. É vivência comunitária”, disse Segalla a uma platéia formada por membros da comunidade, policiais militares, integrantes do JCC e do Projeto Guri, ambas iniciativas apoiadas pelo CPMA-5.

Cidadania construída

Foram várias as ações cívico-sociais promovidas pelo Comando de Policiamento Oeste durante 2006, com destaque para o envolvimento dos integrantes do JCC. Acompanhados por policiais militares, jovens de diversos bairros da região participaram de visitas a asilos, creches, e escolas; estiveram presentes em eventos como a Ação Global e as comemorações do centenário do 14 Bis; e vivenciaram atos cívicos como a celebração conjunta do Dias da Bandeira. Proclamação da República e Dia da Consciência Negra. Para 2007, o principal evento coordenado pelo CPMA-5 será o Festival da Canção – Escola em Canto, aberto para jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA