Uma associação no bairro

0
825

Foto:

José Carlos de Barros Lima, Mario Fonseca Ventura, Antonio Carlos Mendes e Luiz Nakaharada durante

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

“Pelo meu Deus, pelas cinzas dos meus avós, pelo bem de minha mãe, pela minha honra paulista, juro defender com a própria vida a autonomia e a dignidade de São Paulo, trabalhar pela sua grandeza, amá-lo e servi-lo na paz ou na guerra”. Este era o juramento daqueles que ingressaram na luta pela democracia, liberdade e estado de direito no Brasil há 73 anos na Revolução de 1932 – uma história que não se pode esquecer.
O diretor do Colégio Santo Ivo, o chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPA-M5) e ex-comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (4º BPM/M), Luiz Nakaharada e os membros da Sociedade Veteranos de 32 se reuniram na última segunda-feira, dia 18 de abril, para discutirem a criação de um Núcleo da Revolução de 1932 na Lapa. Seria a primeira associação regionalizada da Sociedade Veteranos de 32 na capital paulista. Todos os núcleos desta entidade ficam no interior do Estado.
O objetivo da iniciativa inédita é criar uma associação no bairro para propagar os ideais da Revolta Constitucionalista de 1932, resgatar o papel da Lapa durante a Revolução e envolver os jovens na luta pelo estado de direito e a democracia – bandeiras dos estudantes da época num momento delicado da história do Brasil.
“Existem cerca de 200 ex-combatentes da Revolução de 1932. Todos têm mais de 90 anos de idade. Queremos renovar a Sociedade para que esta história não morra”, disse o coronel Mario Fonseca Ventura, da Sociedade Veteranos de 32.
Segundo o diretor do Santo Ivo, a escola já trabalha a questão em sala de aula, mas é preciso ter um local com documentação e depoimentos para conseguir colher informações da Revolta Constitucionalista na Lapa. “Pedimos para que moradores ou parentes de ex-combatentes que saibam e tenham algum registro sobre a Revolução para que entre em contato conosco”, disse Lima, ressaltando que a nova associação deve ser formada por 25 membros que receberam a medalha dos veteranos em maio. Como em todos os anos, a Polícia Militar fará a formatura geral dos soldados do 4º BPM/M no bairro também em maio.
Quem tiver material, documentação, depoimentos sobre a Revolta Constitucionalista de 1932 pode entrar em contato com José Carlos de Barros Lima pelo telefone 3837-0566.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA