Vila Anglo conta com núcleo de cidadania

0
811

O Núcleo Comunitário de Cidadania da Vila Anglo, que fica no Colégio Mauro de Oliveira, concentra o atendimento dos moradores da região. A sala serve como base dos policiais, que fazem parte da Ronda Escolar, da Polícia Comunitária e do Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC). Diariamente, três policiais utilizarão o local como vestiário, guarda de material escolar para o JCC, entre outras atividades de apoio policial. Mensalmente, haverá reuniões para discutir o andamento do trabalho.
Segundo o presidente da Sociedade Amigos de Bairro de Siciliano Anglo-Brasilieira, William Lisboa, o núcleo surgiu para auxiliar o trabalho da Polícia Comunitária. A área de atuação deste tipo de policiamento vai da Avenida Pompéia até Heitor Penteado, passando pela Rua Miranda de Azevedo. Esta região está sendo patrulhada por uma nova viatura, conduzida por dois policiais fixos, os soldados Gilvan de Lima e Daniel Sousa de Brito, que se revezam em turno de 12 horas.
“Além disso, os moradores do bairro podem vir até a sala para fazer qualquer reclamação, mas a prioridade do núcleo é na questão da segurança”, explica. As maiores carências da Vila Anglo são a precariedade na área de saúde, a falta de asfalto em algumas ruas, creche para atender 350 crianças e transporte local por vans, já que os logradouros estreitos do bairro não permitem o tráfego de veículos de grande porte. “Todos os pedidos serão encaminhados para os órgãos competentes”, arremata.
Para Lisboa, o Núcleo Comunitário da Cidadania da Vila Anglo é só o começo. A intenção futura é criar mais quatro organizações para aumentar a eficiência da Polícia Comunitária. Seriam pequenos núcleos comunitários independentes de ação local nas imediações, como Jardim Vera Cruz, dois na Vila Pompéia, além de mais um na parte baixa da Vila Anglo. “Estamos conversando com lideranças comunitárias destes bairros para conseguirmos mobilizar a região. Inclusive está no estatuto do Conselho Comunitário de Segurança a criação desses espaços”, disse Lisboa, que também é o atual 2º secretário do Conseg-Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA