Fotógrafa monta agência para deficientes

0
2032

Foto:

SEM LEGENDA

Desde 2002, quando deixou uma agência de publicidade para fotografar pacientes no centro de reabilitação da AACD, a fotógrafa e moradora da Rua Tonelero, Kica de Castro, trabalha com deficientes. Foi tirando fotos científicas para prontuários médicos que ela teve a idéia de montar uma agência para modelos com deficiência.
Kica conta que quando chegou na instituição teve um choque visual muito grande mas logo mudou de postura. “Comecei a transformar a sala de fotografia em um estúdio com espelho e maquiagem, assim as pacientes foram se soltando. Antes de uma sessão fotográfica, mesmo sendo para prontuário médico, elas se preocupavam em passar um gloss, uma sombra, pentear o cabelo”, revela ela.
A fotógrafa também percebeu que quando as pessoas com deficiência procuravam um fotógrafo para fazer seu book, eles sempre faziam fotos 3×4, em posição de rosto. “O trabalho nunca pegava o corpo inteiro. O que eles esqueciam é que o deficiente físico tem um corpo, com uma limitação maior mas tem um corpo”, explica Kica.

Início

Em 2005 ela amadureceu a idéia da agência. “As pacientes eram bonitas e começaram a perguntar se tinham alguma chance (como modelo)”, afirma. “Há um ano instalei um estúdio, em minha casa, onde faço a produção de imagens de todos os modelos, deficientes. Então comecei a fazer fotos valorizando os aparelhos ortopédicos: cadeiras de roda,  próteses, muletas. Agora que as pessoas estão começando a aceitar o modelo com deficiência”.
É do sobrado da Lapa que revistas especializadas como a Sentidos encontraram para capa a beleza de Daiane Lopes, uma jovem de 26 anos que teve câncer e perdeu a perna direita, e a Raça achou o modelo  Celestino Luciano, 30 anos, que também teve câncer e perderam uma das pernas e perdeu o membro como a colega de agência.
A superação é marca registrada do trabalho profissional da fotógrafa. Entre seus modelos está uma jovem de 16 anos, Haonê Thinar, que teve paralisia cerebral e hoje tem uma vida independente, e o professor de canto Eduardo José Magalhães (Dudé), com deficiência nos membros superiores.
A agência de Kica fica na Rua Tonelero, 825, na Vila Ipojuca. Outras informações pelo telefone 3803-8329.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA