Gavião Peixoto pode ser tombada

0
938

Foto:

Corredores comerciais estão incluídos na área de tombamento

A minuta do documento que determina o tombamento do Alto e Bela Aliança (City Lapa) incluiu áreas de intensa atividade comercial com as ruas Pio XI e Gavião Peixoto.
O JG teve acesso a documentos do processo a ser votado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Conpresp) e apurou que a área em estudo está contida num amplo polígono determinado pela intersecção de vários eixos viários que incluem, além das duas vias já citadas, ruas como Barão de Jundiaí, Passo da Pátria, Schilling, Nossa Senhora da Lapa e Avenida Mercedes, entre outras tantas.
O Conpresp – órgão colegiado formado por representantes da sociedade civil, Prefeitura e análise do tombamento dos dois bairros com a perspectiva de que esse tipo de intervenção conta com o apoio irrestrito da maioria dos moradores e comerciantes, quando, na verdade, o assunto divide a comunidade. “A subprefeita Luiza Eluf (moradora da Bela Aliança) disse numa reunião do Conpresp que concorda com o tombamento e que esse é o desejo da população. Acontece que tem muita gente que mora e trabalha na região se posicionando contra essa medida”, afirma um morador da City Lapa. “Esse grupo não abre da preservação da City como ela é. Porém,  entende que a legislação existente já protege os bairros, não havendo a necessidade de se tombar a áreas, o que acarretaria um certo engessamento no cotidiano da região”.    
A minuta de tombamento determina uma série de limitações no uso e ocupação do solo,  fato que, na visão dos vários moradores e comerciantes,  precisaria ser discutido num encontro entre Conpresp e população.  
Procurado pela reportagem do JG, o vereador Toninho Paiva, representante do Legislativo naquele órgão, garante ser favorável ao debate. “Eu me comprometo a encaminhar um pedido de Audiência Pública na Câmara Municipal de modo que prós e contras nessa questão do tombamento da City Lapa possam ser debatidos democraticamente”, afirma Paiva.
O processo de tombamento foi aberto em 1992 a pedido da Associação de Amigos de Bairro do Aalto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba).

Comércio discute tombamento

A Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa começa a discutir o assunto do tombamento do Alto da Lapa e Bela Aliança, medida que tem reflexos diretos na atividade do comércio regional. O tema faz parte da reunião aberta à comunidade marcada para a segunda-feira, dia 27, às 19h30, na sede da entidade à Rua Pio XI, 418.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA