Moradores conquistam nova praça para a Cidade

0
681

Foto:

Moradores conquistam nova praça para a Cidade

Depois de quase três anos de luta e uma desinauguração (em junho do ano passado) em protesto pela demora da Subprefeitura em reformar a Praça Paulo Shiesari (na esquina das Ruas Pedro Soares de Almeida com Rifaina), representantes do Movimento Boa Praça e moradores da Vila Anglo Brasileira comemoram a conclusão da obra que inclui novos acessos, novos brinquedos, mesas, reforma dos bancos, e também acesso para deficientes, entre as melhorias. A entrega da obra acontece neste domingo, 6, a partir das 10h, durante o piquenique comunitário do Movimento Boa Praça que terá mutirão de plantio de 1500 mudas de árvore.

Começo

Tudo começou em 2009 quando o Boa Praça se uniu aos moradores da Vila Anglo para fazer um mutirão de limpeza e incentivar a ocupação da Praça Paulo Schiesari. Depois o Movimento conseguiu uma verba de R$ 60 mil, por meio de uma emenda parlamentar, para a reforma. A intenção era recuperar o espaço que tinha bancos pichados, brinquedos quebrados e dificuldade de acesso, por conta de um terreno em declive. A partir daí, o grupo contatou arquitetos para pensar a intervenção junto com a comunidade.

Conquista

De lá pra cá o movimento encontrou muitos entraves. Mas os moradores garantem que valeu a pena. Além da revitalização da Paulo Shiesari, o grupo foi responsável pela construção de uma nova praça na cidade. Graças à mobilização da comunidade local, a Subprefeitura da Lapa transformou um antigo terreno baldio (ao lado da Paulo Schiesari), que era usado como depósito de papelão, na Praça Antonio Resk. “Além de conquistar a reforma da Paulo Shiesari e uma praça nova para a cidade de São Paulo, a gente inaugurou uma nova maneira de trabalhar em parceria com o poder público. Trata-se de uma experiência única na cidade, já que os moradores foram envolvidos em todas as etapas do trabalho: a obtenção de verba, o desenvolvimento do projeto arquitetônico e o acompanhamento da obra”, disse o jornalista e um dos coordenadores do Movimento Boa Praça, Ricardo Ferraz. “A gente fez com que o poder público atendesse, de fato, aos anseios da comunidade”, completa ele. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA