Vamos plantar árvores!

0
1931

Os desafios para tornar uma metrópole como São Paulo ambientalmente sustentável não são poucos e, nesse sentido, pequenas ações locais podem valer muito. Um exemplo disso é a mobilização dos moradores da Pompeia para preservar a Praça Homero Silva, mais conhecida como Praça das Nascentes, uma área verde de 12 mil metros quadrados que concentra oito nascentes do Rio Água Preta, sendo considerada o ‘pulmão verde’ da região.

Ameaçada pela ambição desenfreada da especulação imobiliária, a praça pode ter seu solo e a água das nascentes deteriorados caso seja erguido ao lado dela um empreendimento de 22 andares, o que colocaria em risco a vegetação, a fauna e todo o ecossistema que abriga e protege suas nascentes. Os moradores lutam desde 2016 para que a Prefeitura não conceda à construtora o alvará que liberaria o início das obras. Até hoje tiveram sucesso, já que o processo foi parar no Ministério Público e, recentemente, o juiz responsável pelo caso concedeu liminar negando a documentação.

A consciência ambiental que move os moradores da Pompeia, engajados há tanto tempo nessa luta, deve servir de exemplo a cada um de nós, paulistanos. Se a nossa população tiver cuidado em preservar as poucas áreas verdes da cidade, garantiremos uma vida melhor para todos e, acima de tudo, a sobrevivência das gerações futuras!

Incutir nas mentes e corações dos paulistanos o senso de dever para com a natureza será uma das mais importantes tarefas do novo secretário municipal de Mudanças Climáticas, Gilberto Natalini. Trabalhando em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, caberá ao novo secretário implementar políticas públicas no sentido de criar melhores condições para que a cidade enfrente os eventos climáticos que já são realidade no nosso dia a dia. E isso, certamente, passa por difundir entre os paulistanos a necessidade de colaborar com o poder público nessa missão.

Como ressalta em seu artigo nesta edição do jornal a conselheira do CADES Lapa,  Helena Magozo, Natalini tem um vasto histórico de luta em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Espera-se, portanto, que ele possa exercer a nova função com a competência que sempre demonstrou em seus tantos anos de vida pública.

Em mensagem em suas redes sociais logo após a posse, Natalini conclama a população de São Paulo a agir em favor da natureza, dando o tom do que abraçará como missão: “Plantar uma árvore todo mundo pode. Semear, então, é muito mais fácil. O clima está enfurecido. Plantar árvores ajuda muito. Portanto, minha gente, mãos à obra! Plantemos!”

Eis, aí, o que a cidade espera de nós.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA