Participação é o caminho

0
392

Ao vistoriarem o antigo prédio do Hospital Sorocabana, na quarta-feira, 6, os vereadores André Santos, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, e Luana Alves, membro da mesma comissão, sinalizaram que o Legislativo está atento aos desdobramentos da municipalização desse hospital, que foi referência em qualidade de atendimento não só na região da Lapa, mas na cidade como um todo.

Fundado no início dos anos de 1950 e fechado desde 2010, por conta de uma gravíssima crise financeira, o antigo hospital da Rua Faustolo será agora totalmente reconstruído, contando com verba de R$ 200 milhões já destinada pelo prefeito Ricardo Nunes para esse fim.

A novidade divulgada durante a vistoria é que já existe uma proposta de desenho básico do novo formato do hospital. Mas, ao contrário do que deseja a população, o Sorocabana, pela proposta inicial articulada pela Secretaria de Saúde, seria reaberto como um hospital geral, porém sem espaço de maternidade. Trata-se de um ponto extremamente sensível e que precisa ser levado em conta, pois são muitos os moradores da Lapa e região que, orgulhosos, fazem questão de dizer que nasceram ou deram à luz na maternidade do histórico hospital – e, assim, fazem questão que o Sorocabana seja reinaugurado tendo uma ala neonatal.

É fundamental, portanto, que a Secretaria de Saúde apresente essa primeira versão do plano estrutural – que prevê, ainda, que o complexo contará com 200 leitos no total – ao Conselho Gestor do equipamento, formado por representantes da sociedade civil (eleitos pelo voto popular) e funcionários da organização social gestora. Desse modo, seria possível abrir diálogo para verificar se existem alternativas para a construção da desejada maternidade.

O terreno municipalizado, de quase 15 mil metros quadrados, tem uma grande área ainda não edificada. Por que não pensar, então, nem que seja em uma segunda etapa, em aproveitar parte desse espaço para construir a ala neonatal? Ou mesmo em transferir o atual centro especializado em reabilitação para um outro endereço próximo, construindo no local a maternidade?

A função do Conselho Gestor é justamente esta: ouvir as demandas da população e discuti-las com o poder público. Para que a Lapa volte a ter seu hospital de referência, é preciso que esse trabalho seja – bem – feito!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA