CAT-Lapa tem vagas

0
1981

Foto:

Diariamente, mil senhas são distribuídas no CAT-Lapa, atendendo quem procura por emprego

O Centro de Apoio ao Trabalho da Prefeitura de São Paulo(CAT) – Unidade Lapa – é a mais nova alternativa de recolocação profissional para os milhares de profissionais que estão em busca de uma oportunidade na região. Inaugurado no final do ano passado para intermediar mão-de-obra, dar qualificação profissional e oferecer suporte no desenvolvimento de micro-empreendimentos, o centro conta com Banco de Empregos, que registra cerca de 2800 vagas, incluindo oportunidades para os portadores de necessidades especiais.
Além disso, o CAT conta com um posto avançado da Caixa Econômica Federal, onde o trabalhador pode dar entrada no seguro desemprego, e ainda o Posto de Atendimento ao Empreendedor, onde o cidadão conta com o micro-crédito e orientações para melhorar a eficiência de sua empresa no Posto Avançado do Sebrae.
Sempre lotado, o maior movimento do centro fica por conta dos desempregados em busca de recolocação. Segundo o gerente da unidade do CAT – Lapa, Enéas Silva dos Santos, o centro tem um cadastro de cerca de 500 empresas, que oferecem vagas para profissionais das mais diversas áreas.
Ao chegar na unidade do CAT, o cidadão preenche um cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), onde descreve suas qualificações, escolaridade e demais informações profissionais. O sistema cruza os dados do trabalhador e das empresas cadastradas. Caso haja semelhança entre a vaga oferecida e as características do candidato, o atendente encaminha o cidadão para entrevista. “Temos uma sala para o empresário fazer o atendimento e duas salas para seleção. Em alguns casos o trabalhador já sai empregado”, afirma.
O maior problema enfrentado por essas pessoas é a falta de qualificação. Para combater esse problema, o local serve também como centro de qualificação profissional, encaminhando os trabalhadores para cursos de aperfeiçoamento. “Ao preencher o cadastro, o trabalhador já indica os cursos que gostaria de fazer”, explica Santos. Com base nesses dados, a Secretaria Municipal do Trabalho está estruturando uma rede de capacitação profissional para recolocar esses cidadãos no mercado. 
Mil senhas são distribuídas ao dia. A estimativa é que 240 mil pessoas sejam atendidas até o final deste ano. O Centro de Apoio ao Trabalho funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Catão, 312.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA