Córrego Água Preta ainda é problema

0
1319

Foto:

Basta chover mais forte que o córrego transborda em trechos como na lateral do Sesc

Quem mora na região da Pompéia convive com um problema, que começou a fazer parte da agenda de reivindicações comunitárias nos anos 50 e até hoje continua sem uma solução definitiva: o saneamento do Córrego Água Preta, um curso de água que nasce na Cerro Corá, cruza a Pompéia, vai para a Barra Funda (ao lado do Fórum Criminal) e deságua no Rio Tietê.
Na sexta-feira, 14, a reportagem do JG percorreu boa parte do trajeto do Água Preta em companhia da presidente da Associações Amigos de Bairro da Vila Pompéia, Maria Antonieta Lima e Silva, que mostrou ofícios de 2004 pedindo à Prefeitura providências em relação ao córrego. “Existem trechos não canalizados como aquele na Rua Barão do Bananal (lateral do Sesc). Basta chover mais forte para as águas transbordarem. É preciso canalizar esses trechos e rever a canalização já feita, pois ela apresenta problemas.”, afirma Antonieta. Segundo a presidente da Associação Amigos de Bairro, ao longo do percurso de mais de quatro quilômetros, várias áreas públicas que deveriam ser ruas ou continuação de vias foram invadidas
Antonieta lembra que existe um antigo projeto de uma grande avenida saindo da Cerro Corá e chegando à Marginal. “Era uma obra importante, ainda mais hoje, pois aliviaria o complicado trânsito na região da Pompéia”.

Resposta da Sub

Diante do exposto por Antonieta, a reportagem do JG quis saber da Sub Lapa se existe projeto para o saneamento Água Preta e se algo já foi feito em relação às invasões denunciadas em ofícios. Por e-mail, o assessor de imprensa da subprefeitura, Carlos Praça, assim respondeu ao jornal e, por conseguinte à própria moradora: “Em resposta a demanda do JG, informamos que córregos são extensos… têm vários braços, cortam várias ruas e até bairros, como o Água Preta que deságua no rio Tietê. Caso o jornal queira fazer alguma denúncia peço que a mesma seja protocolada na Subprefeitura Lapa com os dados completos do reclamante, seja pessoa física ou jurídica. Assim, evitamos transtornos de responder perguntas genéricas, e ver nas páginas um caso específico como o editor faz costumeiramente”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA