Dia da Imigração Japonesa

0
678

Foto:

Toyoshiro Shimura e Luiz Nakaharada

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Dos 781 lavradores japoneses do navio Kasato-Maru, que desembarcaram no Porto de Santos em 1908, até os 1,4 milhão de nipônicos e descendentes que vivem atualmente no Brasil, muita história ainda precisa ser contada. Na sexta-feira, dia 18 de junho, foi comemorado os 96 anos da Imigração Japonesa no País.
No bairro, o Anhangüera Nikkey Clube congrega perto de mil sócios familiares, dos quais 85% têm grau de parentesco japonês. Inclusive, Nikkey significa descendência japonesa. O clube fica na Rua Tenente Landy e conta com o espaço recreativo. Vôlei, futsal e tênis de mesa são os esportes mais praticados. Na sede de campo, em Santana do Parnaíba (SP), é disputado beisebol.
Segundo o presidente do Anhangüera, Toyoshiro Shimura – um dos membros dos festejos de 100 anos da Imigração Japonesa, que vai ser comemorado em 2008 -, os sócios do clube vêm de todas as partes da cidade. “Na Região Oeste de São Paulo, o Anhangüera Nikkey Clube é o maior da colônia”, disse Shimura, lembrando que o clube foi fundado em 1965.
O tenente-coronel e comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, Luiz Nakaharada, conta que na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) existe um monumento à família real japonesa, quando ela visitou o Brasil em 1967. O local é um conjunto de jardins, com aspectos da cultura do Japão. Entretanto, encontra-se abandonado e pichado.
O Anhangüera Nikkey Clube fica na Rua Tenente Landy, 410, Lapa de Baixo. Telefone 3611-6036.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA