Lançado Núcleo da Lapa do MMDC

0
712

Civismo e patriotismo. Estes foram os valores resgatados na última terça-feira, 12 de julho, em cerimônia de lançamento oficial da Associação Cívica “Sociedade Veteranos de 32 – MMDC” – Núcleo Lapa. No evento, realizado no Espaço Armazém, na Vila Leopoldina, foram entregues os diplomas MMDC para os homenageados e apresentado pelo presidente dos Correios, Marco Antonio Vieira da Silva, o Carimbo Comemorativo da nova entidade. Vieira declarou que o carimbo fará parte do acervo histórico dos Correios. “É com grande satisfação que prestamos essa homenagem à Associação, que tem como objetivo preservar a memória, que é mais do que uma obrigação, é um legado que devemos passar para as outras gerações”, finalizou.
O tenente-coronel do Comando de Policiamento Militar da Região Oeste (CPA-M5), Luiz Nakaharada, um dos coordenadores da Associação Cívica “Sociedade Veteranos de 32 – MMDC” – Núcleo Lapa, falou sobre a importância de estimular a prática de cidadania. “Cultivar o civismo e o patriotismo é um dever de todos”, ressaltou Nakaharada.
Um dos destaques da solenidade foi a palestra ministrada por Hernani Donato, jornalista, autor de mais de 60 livros e historiador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Donato revelou aspectos importantes da Revolução Constitucionalista de 1932, até então desconhecidos pela própria entidade, como por exemplo, a fabricação de dinheiro feita pela Companhia Melhoramentos, a pedido do governo paulista, durante o período da luta.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre eles, Walter Feldman, da Secretaria das Subprefeituras, Paulo Magalhães Bressan, Subprefeito da Lapa e o Deputado Estadual Celino Cardoso e de entidades da região. Os constitucionalistas Gino Estrufalde, presidente da “Sociedade Veteranos de 32 – MMDC”, Maria Amélia Arruda Campos Duval, que auxiliou na costura das fardas dos paulistas e Francisco Bento da Silva, que participou como soldado, na Revolta de 1932, também participaram da solenidade.
Durante o evento também foi apresentado o Museu MMDC, idealizado por José Carlos de Barros Lima, cujo objetivo é resgatar a participação lapeana na história da Revolução Constitucionalista de 1932, contando com a colaboração de moradores que possam doar material, documentação e imagens referentes ao assunto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA