Malas de Viagem

0
834

Foto:

Roberto Senni: coordenador da mostra

ROSANE NEVES REPÓRTER

Os aficcionados por artes plásticas não podem perder a mostra “Uma Viagem de 450 Anos”, que está em cartaz no Sesc Pompéia. Com curadoria de Radha Abramo, a exposição conta com a participação de mais de 450 artistas brasileiros, que mostraram toda a sua criatividade, criando trabalhos a partir de uma mala de chapas de madeira, típica nordestina.
A escolha deste objeto como elemento de partida deve-se aos imigrantes de diversas origens e migrantes de várias regiões do país que, no transcorrer dos anos, reuniram-se aqui e ajudaram a construir São Paulo tal qual é hoje. O desafio dos artistas era o que se fazer com uma mala típica dos nordestinos – feita de chapas de madeira, que poderia abrigar a obra ou constituir-se nela – de tal forma que trouxesse referências à cidade e a marca artística de seu criador.
A exposição está instalada em um espaço de cerca de 800 metros quadrados. A cenografia assinada por Márcio Medina retrata um porto, convés, caixotes e carrocerias de caminhões, lembrando as viagens dos imigrantes até São Paulo. Nesse cenário, 480 artistas plásticos, como Amélia Toledo, Aguillar, Cláudio Tozzi, Gustavo Rosa, Iatã Canabrava, Maria Bonomi, Zélio Alves Pinto e Renata Barros, entre outros, montaram suas obras.
Segundo o coordenador da exposição, Roberto Senni, a mostra reúne as mais diferentes técnicas – como fotografia, arte digital, gravura, colagem, pintura, encáustica e aquarela, entre outras. Existe uma mala que foi transformada em um banco de praça, outra que retrata a Rua 25 de Março, o Crime da Mala e muitas outras, que mostram bem a criatividade dos participantes. Para completar a exposição, durante todo o horário de funcionamento os visitantes podem ouvir poesias, jingles e trechos de músicas relacionadas a São Paulo, uma trilha sonora de Paulo Beto feita exclusivamente para o evento.
Além de homenagear São Paulo, essa proposta constitui-se num importante registro do que vem se fazendo nas artes contemporâneas, tanto por artistas consagrados quanto por jovens que são promessas no cenário das artes plásticas brasileiras.

Uma Viagem de 450 anos
Até 14 de março. De terça a sábado, das 9 às 20h30, e domingos e feriados, das 9 às 19h30, no Sesc Pompéia. Grátis. Rua Clélia, 93, Pompéia. Telefone 3871-7700.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA