Navegando pela história do bairro

0
837

Foto:

José Carlos de Barros Lima mostra possível local da Tranqueira do Emboaçava

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A Lapa deve ao maior rio de São Paulo sua certidão de nascimento. O início do povoamento do bairro aconteceu nas margens do Rio Tietê, com a construção em 1590 da Tranqueira do Emboaçava, um forte que serviu para proteger a então vila de São Paulo dos belicosos índios Carijós. Esta é a tese do estudioso José Carlos de Barros Lima, diretor do Colégio Santo Ivo. Baseado em documentos do início da colonização e de livros, Lima teve a oportunidade nesta última quinta-feira, dia 1º de julho, de conhecer de perto o local, graças a um passeio promovido pela Secretaria Executiva de Turismo.
Segundo o diretor do Santo Ivo, perto da Ponte dos Remédios seria o lugar onde os primeiros colonizadores de São Paulo teriam construído o forte, que salvariam os cerca de 200 moradores da vila do ataque de mais de 200 mil índios. “Esta parte do rio, próximo à Ponte dos Remédios, é mais estreita. Os indígenas conseguiam ultrapassar para o outro lado, constituindo uma ameaça ao ‘homem branco’”, narra Lima, enfatizando que, se a Tranqueira do Emboaçava não fosse erguida, os índios teriam destruído São Paulo.
O passeio de barco pelo Rio Tietê foi oferecido pela Secretaria Executiva de Turismo – ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. O embarque aconteceu no Cebolão, entroncamento entre as marginais Pinheiros e Tietê, e percorreu cinco quilômetros durante uma hora. O passeio teve o intuito de apresentar a 20 jornalistas convidados o Projeto Navega São Paulo, que pretende atrair a iniciativa privada para investir num roteiro turístico por 41 quilômetros do Rio Tietê – da Barragem da Penha até a Edgar de Souza (na cidade de Pirapora).
O secretário de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, disse que o aumento da profundidade para dois metros e meio trouxe condições ideais para a navegação. A secretaria pretende chamar a atenção de empresas para que os passeios em barcos novossejam diários. Embora sejam visíveis as melhorias no local, o rio continua com o odor muito forte.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA