Sessão solene presta tributo à Lapa

0
1016

Pela primeira vez em sua história de 415 anos, a Lapa foi homenageada com uma sessão solene realizada no próprio bairro. O evento, de iniciativa do vereador Claudinho de Souza, reuniu a comunidade e autoridades públicas no Salão Nobre das Faculdades Integradas Campos Salles, na sexta-feira, dia 14. “Foi a forma que encontrei para homenagear esse bairro de conheci nos anos 60, quando, atuando na área de telecomunicação, fazia reparos na rede de telefonia da região”, afirmou o vereador.
Na solenidade, registrada formalmente nos anais da Câmara, a comunidade foi homenageada com os Votos de Júbilos e Congratulações. Várias entidades ou pessoas receberam essa importante honraria (ver quadro), entre elas Ubirajara de Oliveira e o professor Nereu Melo, respectivamente diretor e colunista do Jornal da Gente. Ao discursar em nome dos homenageados, Mello lembrou que a Lapa é um bairro, que ainda hoje, sabe acolher com carinho e amizade todos os que a ela chegam. “Sou cidadão de Ribeirão Preto por nascimento, mas lapeano por direito de conquista. Assim como tantas outras pessoas, fui conquistado pela Lapa; conquistei a partir da Lapa e a ela conquistei. Isso é maravilhoso”, disse, emocionado Nereu Mello.
Também presente na mesa oficial do evento, o deputado estadual Celino Cardoso, recordou que ainda menino freqüentava as ruas lapeanas, mesmo morando em outro bairro da Zona Oeste. “Minha mãe vinha fazer compras aqui na Lapa. Desde os quatro anos eu já a acompanhava. Para mim era motivo de festa visitar esse bairro que aprendi a admirar”, contou o deputado. Cardoso, em seu pronunciamento, lembrou, também que será a Lapa a receber uma das duas novas unidades do Poupatempo, prometidas pelo governador Geraldo Alckmin para a capital paulista. “É um bairro privilegiado na Zona Oeste, atraindo a população do entorno, o que justifica, plenamente a instalação de um praça de serviços como o Poupatempo”, acrescentou.
Um dos momentos que mais emocionou a comunidade que prestigiou a sessão, foi a homenagem feita a dona Rosa Fusaro Pereira, 105 anos, filha de imigrantes italianos que construíram sua vida na Lapa. Lúcida, apesar da idade tão avançada, dona Rosa fez questão de ler as palavras escritas no Voto de Júbilo e Congratulações, entregue pelo vereador Claudinho de Souza, que ao encerrar a solenidade lembrou uma frase do discurso de Ubirajara de Oliveira, representando a Comissão dos Festejos de Aniversário da Lapa. Oliveira, segundo Claudinho, recordou com muita propriedade um provérbio africano, que valoriza o ato de agir não isoladamente, mas sim em comunidade: “Sozinho vi coisas maravilhosas, mas nenhuma delas era verdadeira”.

Entidades e pessoas homenageadas

Shopping Center Lapa
21º Depósito de Suprimento do Exército
Faculdades Integradas campos Salles
Nereu Mello
Agiro
Jornal da Gente
Associação Amigos Vila Ipojuca
Rosa Fusaro Pereira
Oswaldo de Oliveira
Corporação Musical Operária da Lapa
Hospital Sorocabana
Tenente-Coronel Luiz Nakaharada

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA