Um rumo para o Pelezão

0
971

EDUARDO FIORA

Na mesma semana em que o Jornal da Gente Lapa circulava com a matéria de capa “Descuido Fatal”, alertando para o descaso do poder público em relação ao Clube Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento (Pelezão), um grave incidente apontava para outra fatalidade, sem nenhum sentido figurado. Na tarde do dia 19, o menor A.S.S.C, de 17 anos, foi espancando no estacionamento do clube por um grupo de mais de 50 jovens, depois de envolver-se numa discussão, que teve início na parte interna do estabelecimento.
Mas não terminavam por aí os problemas do Pelezão, que nesses dias de verão tem recebido mais de mil pessoas, diariamente. Num claro sinal de falta de cidadania e educação, a piscina teve de ser interditada após a segurança do clube ter constatado de que alguém defecara na área onde os banhistas costumam tomar sol.
Sem contar com uma infra-estutura adequada e muito menos com recursos humanos que possam dar conta dessa intensa demanda, fruto de duas iniciativas sociais da prefeitura (“Recreio nas Férias” e “Super Férias em Sampa”), o Pelezão finalmente ganha horizonte de gestão exclusiva. No dia 14, sábado, decreto assinado pelo prefeito José Serra determinou que a administração de 26 clubes municipais fosse transferida da esfera das subprefeituras para a pasta da Educação. O objetivo dessa medida é tornar efetivo o programa “São Paulo é uma Escola”, que prevê atividades em tempo integral para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino.
Para a coordenadora de Educação de Pirituba, que abrange também os bairros da Lapa e Leopoldina, Rosely Fátima dos Santos Arrojo, o Pelezão é um local ideal para esse tipo de iniciativa. “As escolas e creches que estão ao redor do clube poderão dar aos seus alunos uma grade complementar de atividades esportivas e educativas, seja no período pós ou pré-aula”, explica Arrojo.
Para que o projeto seja implantado ainda nesse primeiro semestre letivo de 2006, a Coordenadoria de Educação de Pirituba já começa a fazer um levantamento das condições de uso do Pelezão, clube que apresenta várias áreas deterioradas.

Contradição

O Diário Oficial do Município de 17 de janeiro tornava publica a nomeação de Bruno Dall´Anase, servidor municipal, para o cargo de “Coordenador de Equipamento de Esportes do CEE Edson Arantes da Nascimento – Pelé -, da Supervisão de Esportes e Lazer da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura Lapa”. Acontece que nessa data, o equipamento já estava sob os cuidados da Secretaria de Educação, a quem caberia a nomeação de um coordenador. “É uma situação nova e vamos analisá-la com tranqüilidade e transparência”, afirma Roseli Arrojo, ao avaliar a recente indicação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA