Inauguração terá Festa das Nações

0
750

Foto:

Amélia Yano acompanha últimos acertos para a inauguração da obra no domingo

A inauguração do novo jardim japonês do Clube Escola Alto da Lapa, o Pelezão, será neste domingo, 8, às 8h30. Voluntários, funcionários e equipes de limpeza da Prefeitura trabalham nos últimos detalhes para entrega da área de contemplação e meditação à comunidade.
A obra foi feita por uma comissão de moradores e empresários voluntários em parceira com a Prefeitura e a coordenadora do clube municipal, Ana Lúcia Camargo de Barros.
Segundo a empresária e voluntária no Pelezão, Amélia Yano, o projeto é uma homenagem aos 100 anos da chegada do navio de imigração japonesa, Ryojun Maru, ao Brasil. Amélia faz parte da comissão organizadora da construção do jardim e do evento de inauguração que vai homenagear os imigrantes ou descentes dos japoneses que chegaram no navio, em 1910.
A voluntária explica que intenção é transformar o novo jardim japonês em um símbolo do amor e do desejo dos imigrantes e de seus descendentes, por um mundo melhor e de respeito com o meio ambiente, por meio da filosofia, arte e técnica do jardim japonês.
O projeto do novo jardim transformou a área, próxima as quadras do clube, em um cenário típico japonês, que privilegia um lago com cascata para receber os peixes japoneses – Nishikigoi (Carpas), e ambientação com plantas e pedras que representam o espírito da natureza, onde a comunidade po-
derá buscar o equilíbrio físico e mental na contemplação do meio ambiente. “Vamos ter quatro cascatas d’água”, diz Amélia.
A laterna e as pedras serão iluminadas durante a noite. Na programação de inauguração está o ce-
rimonial de respeito, homenagem aos 919 imigrantes que partiram em 1910 do Japão com destino ao Brasil, culto xintoísta além de performances da cultura japonesa, shows e exposições de peças de ce-
rimônia do chá, cerâmica e a de artes plásticas “A alma Japonesa do imaginário de um descendente de imigrante Japonês”.
A comemoração inclui a Festa das Nações que terá como tema “Confraternização das Nações”. A praça de alimentação vai reunir pratos tradicionais da cultura brasileira, japonesa, italiana e alemã além de doces da Amizade entre as opções. “Estamos fazendo uma grande confraternização com outros povos”, afirma Amélia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA