Música e exposição homenageiam a Pompeia

0
748

Foto:

Mostra no Bourbon destaca história e cultura do bairro

O quarteto de cordas Zimmer homenageou o centenário da Vila Pompeia em um concerto realizado na sexta-feira, 8, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Além de comemorar os 100 anos do bairro, a apresentação homenageou a padroeira da paróquia.
A direção do Bourbon Shopping Pompeia está com a exposição cultural “Um Século de Música Um Século de Pompeia”, no Piso Pompeia, traçando um paralelo entre a arte e a história da Villa Pompéia que surgiu em 1910, época que vila tinha dois LL, e a Companhia Urbana Predial, de Rodolpho Miranda, adquiriu uma porção de terras entre a Água Branca e a Lapa, para construir um bairro voltado para a classe média. A região foi povoada por imigrantes, principalmente italianos, portugueses, húngaros, espanhóis e franceses. Mas o impulso no desenvolvimento da vila chegou junto com a malha ferroviária que atraiu indústrias como a Francisco Matarazzo (década de 20). Hoje, da construção do complexo industrial resta apenas a Casa das Caldeiras, tombada pelo patrimônio histórico. Grandes torres comerciais foram erguidas dando origem a Operação Urbana Água Branca e abertura de um trecho da Avenida Auro de Moura Andrade para aliviar o fluxo viário da Avenida Francisco Matarazzo, que homenageia o conde italiano.
Entre as indústrias que se instalaram estava também a Companhia Antarctica Paulista, responsável pelo surgimento do Parque Antarctica, criado para lazer dos funcionários da fábrica, onde mais tarde a comunidade italiana inaugurou o Palestra Italia, em 1914. Se as indústrias ficaram no passado, o bairro ainda conserva o Palestra Itália, atual Sociedade Esportiva Palmeiras. Berço do rock, onde nasceu o lendário grupo Os Mutantes de Rita Lee, a Vila Pompeia que abriga uma diversidade cultural com várias vertentes artísticas e ritmos musicais, já foi até pista da 1ª Corrida Automobilística disputada na América do Sul, o Circuito de Itapecerica.
A transformação de casas de vila em grande prédios trouxe mais moradores, trabalhadores e equipamentos de lazer e compras como o Sesc Pompeia e o Bourbon Shopping, sede da mostra que homenageia o bairro. A grande discussão neste ano do centenário é a solução para problemas como enchentes e trânsito. A atenção da comunidade está voltada para a Sociedade Esportiva Palmeiras que promete construir, no lugar do velho Palestra Italia uma grande e moderna arena multiuso para jogos e mega shows. A centenária Pompeia guarda ainda algumas vilas operárias, mas está remoçada com novos edifícios e também com novos problemas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA