Momento|histórico

0
975

Uma luta comunitária que dura quase décadas viveu, na quinta-feira, 20, momento decisivo. Trata-se da grande bandeira erguida pela Subsecção Lapa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Lapa) em favor da construção de uma nova sede para o Fórum Regional da Lapa em terreno público localizado na Lapa de Baixo. Em solenidade formal, o prefeito Gilberto Kassab transferiu para o governo do Estado de São Paulo a área municipal nas proximidades da Polícia Federal. O ato oficial permite que o governo estadual abra a licitação das obras do novo edifício do Fórum Regional.
As fotos e frases que marcaram esse evento entram para história da Lapa. Ao longo de 17 anos, advogados e magistrados lapeanos seguiram firmes na condução de um ideal de cidadania: dar a todos, sem distinção, acesso digno à Justiça, em sua esfera regionalizada.
O Jornal da Gente, que ao longo dos últimos nove anos acompanhou de perto as idas e vindas dessa jornada, entende ser necessário render tributo a alguns personagens que, em períodos distintos, carregaram com ética e determinação a bandeira da nova sede do Fórum da Lapa.
Um deles é o advogado João de Sá Teixeira Neves, ex- presidente da OAB-Lapa (nove anos consecutivos) e uma das reservas morais da comunidade lapeana. Foi ao longo de sua gestão que o referido projeto começou a ganhar forma. Foi ele que nos colocou diante de uma situação dramática e inaceitável: a precariedade da estrutura forense na região, submetendo, muitas vezes, o cidadão a uma verdadeira via-crucis na busca por Justiça.
Sua sucessora, Helena Maria Diniz, soube, com maestria e muito jogo de cintura, transitar pelas esferas públicas sensibilizando políticos e burocratas. Helena Maria também coordenou as ações junto aos seus pares na OAB e ainda trouxe para o centro do debate o dramático testemunho da magistratura lapeana, que começou a tornar pública a insustentável situação do atendimento ao público e serviços internos nas diversas Varas do Fórum. Todo esse empenho resultou, em 2006, na assinatura de protocolo de intenção para transferência do terreno municipal para o Estado.
Pedro Napolitano, atual presidente da OAB-Lapa, soube aparar as arestas de uma antiga relação desgastada com a Sub Lapa (que ocupa o terreno em negociação) e conseguiu tirar do subprefeito Carlos Fernandes o compromisso de que a Sub não mais imporia empecilhos para deixar o local. Fernandes, que estava no cargo havia poucas semanas, logo arregaçou as mangas e negociou com seu superior, o prefeito Gilberto Kassab, um novo local para receber os serviços de logística que a Sub mantém na Lapa de Baixo.
Esse é o resumo de uma bela história que, nascida no âmbito regional, se insere e se eterniza na História da nossa cidade quando o assunto atende pelo capítulo de Justiça e Cidadania.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA