Kassab e a Lapa

0
882

Ao ser reeleito prefeito de São Paulo, em 2008, Gilberto Kassab teve votação expressiva na região da Sub Lapa. Na Zona 250 (Lapa/Leopoldina e adjacências) Kassab ficou com 74,35% dos votos válidos. Em Perdizes/Pompéia, o desempenho eleitoral do prefeito foi ainda melhor: 77,11%.
Levando-se em conta recente pesquissa do DataFolha, onde 43% dos entrevistados consideram negativo o desempemho da gestão Kassab, é correto dizer que tal insatisfação também se faz presente na nossa região, incluindo os eleitores que optaram em dar ao prefeito um novo mandato de quatro anos.
No plano local não faltam motivos para tal insatisfação. Na Pompeia, moradores não se conformam com a forma que a Prefeitura trata o crônico problema das enchentes. Além disso, eles batem firme num outro problema local: a Operação Urbana Água Branca. A população protesta dizendo que o planejamento urbano proposto por Kassab atende interesses do mercado imobiliário e deixa de lado as demandas comunitárias, conduzindo a Vila Pompeia rumo ao caos urbano.
Na Vila Leopoldina e Vila Hamburguesa, os moradores estão preocupados em relação ao avanço do crack na região da Ceagesp, que vê crescer também o numero de moradores de rua. A Prefeitura mostra-se incapaz de fazer frente a esses problemas. Não há uma política pública que, unindo esforços de diversas secretarias (Habitação, Saúde, Assistência Social, Participação e Parceria e Trabalho), sinalize com a adoção de planos de inclusão social. Nesses dois bairros, o vertiginoso crescimento vertical não tem sido acompanhado por obras de infraestrutura como drenagem, por exemplo. As enchentes se tornaram rotina em áreas como baixos do Viaduto Mofarrej e ruas da City Lapa.
Na Vila Anastácio, a fiscalização da CET não consegue resolver o problema de estacionamento irregular de carretas, o que há anos atormenta a vida dos moradores, muitas vezes cerceados no seu direito de ir e vir, pois os caminhões literalmente bloqueiam as vias públicas.
Enquanto a população de todos os bairros pede mais recursos para serviços de zeladoria, o orçamento municipal está sempre em descompasso em relação às demandas da Sub Lapa. Se o subprefeito Carlos Fernandes conseguiu grandes avanços em relação à capacidade de tapar buracos nas vias públicas regionais, as verbas disponíveis não permitem que ele trate de modo adequado serviços de poda e remoção de árvores e jardinagem das áreas verdes.
Caso queira reverter seu índice negativo de popularidade, Kassab precisa, urgentemente, dar atenção necessária a essas demandas. A exemplo do que acontece com a atuação do subprefeito, que não se furta em ir a campo para avaliar problemas e encaminhar soluções, as equipes dos secretários municipais precisam dar as caras nos bairros da gente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA