Conseg desvirtuado

0
969

Enquanto jornais de circulação nacional e rádios com grande audiência na cidade colocam a região da Lapa como destaque negativo no tocante a sequestros relâmpagos e furtos de veículos, a presidência do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg) elege como tema prioritário de debates ao longo de 2012 o fator incomodidade, ou seja perturbação ao sossego dos moradores por conta do barulho excessivo em casas noturnas, estabelecimentos comerciais etc.

De imediato, algumas perguntas precisam ser respondidas pelo comando da PM e da Polícia Civil na região, ambos membros natos do Conseg lapeano: o que é mais premente num Conselho de Segurança Pública: o debate e a apresentação de planos e soluções no combate à criminalidade ou a discussão sobre o papel do PSIU? O que importa mais: a exposição personalista do colunismo social da presidência do Conseg Lapa, tomando boa parte das reuniões mensais, ou a análise criteriosa dos indicadores do crime na região disponíveis na internet? 

A  equivocada  atuação deste órgão de representação popular tem sido questionada por este jornal não é de hoje. A insatisfação de expressivos setores da comunidade em relação ao papel desempenhado pela atual diretoria é de conhecimento do  delegado do 7º Distrito Policial e do capitão da 1ª Companhia do 4º Batalhão da PM. Mas, a despeito de reportagens, denúncias e ofícios protocolados, nada muda no cenário deste frágil Conselho.

Diante dos números da criminalidade em 2011, que coloca a região do 7º Distrito Policial como campeã de furtos de veículos na cidade, a Rádio Jovem Pan disparou o alerta “Não estacione seu carro na Lapa”. Será que o Conseg Lapa se dá conta da gravidade desse tipo de alerta?  Essa mensagem, repetida várias vezes numa emissora de grande audiência tem reflexos imediatos nos bairros e vida da gente. A presidência e diretoria do Conseg deveriam perguntar aos comerciantes da região, sobretudo àqueles com portas abertas para a rua, se eles estão sorrindo com esse alerta feito pela Jovem Pan. E que tal perguntar a proprietários de veículos que declaram trabalhar ou morar na Lapa se eles estão contentes com a possibilidade de pagar mais pelo seguro de seus carros?

A ordem e o bom senso precisam ser restabelecidos no campo do Conseg Lapa, onde passa batido que, a despeito dos números assustadores de furtos de veículos em 2011, esse tipo de crime vem apresentando tendência de queda mês a mês, fruto do trabalho da PM e Polícia Civil. Em 2011, a presidência do órgão foi oficialmente advertida pelo comando da PM sobre desvio de funções. Em 2012 os erros se repetem. Até quando? Com a palavra as autoridades da Segurança Pública na região e na Secretaria de Estado.   

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA