Campanha das sacolinhas|entra em nova fase

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Campanha das sacolinhas

A partir de agora o consumidor que for às compras sem as sacolas reutilizáveis terá direito a receber embalagens gratuitas e adequadas ao transporte das mercadorias, durante 60 dias. A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta  (TAC) da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, firmado, no último dia 3, entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS), Ministério Público do Estado de São Paulo e a Fundação Procon-SP.
Segundo o diretor de Sustentabilidade da Apas, João Sanzovo, o período de adaptação é para aprimoramento da campanha e conscientização do consumidor quanto a necessidade de substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis. “A campanha tem o objetivo de diminuir a poluição (das sacolinhas plásticas) no meio ambiente. Esse é um movimento mundial. Pelo menos 12 lugares no mundo já deixaram de usar a sacola descartável tradicional ou criaram taxas para frear o descarte indevido. A campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco criou polêmica porque mexe com a mudança de hábitos do consumidor”, ressalta o diretor. “Estaremos disponibilizando embalagens alternativas (como caixas de papelão, sacos ou sacolas de papel) para quem esquecer a sacola reutilizável, somente em último caso vamos fornecer a sacola descartável para transportar as mercadorias, até o dia 3 de abril”, explica Sanzovo.
O Termo determina ainda que os supermercados ofereçam uma alternativa de sacola reutilizável com preço de até R$ 0,59. “No dia 15 de março – Dia do Consumidor – haverá distribuição gratuita de uma sacola reutilizável para quem adquirir pelo menos cinco itens”, informa Sanzovo. “A sacola poderá ser trocada pelo consumidor num prazo de até seis meses, gratuitamente, se estiver danificada”.
Durante um ano, os operadores de caixa dos supermercados devem informar os consumidores que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas. “A nova fase da campanha tem o objetivo de estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores, em benefício do meio ambiente”, conclui o diretor.
Para esclarecer dúvidas sobre as novas diretrizes previstas no TAC, a Apas reuniu empresários do setor supermercadista, na tarde de quinta-feira, 9, na sede do Alto da Lapa.

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