A Lapa dos lapeanos

0
1191

Como bem lembrou liderança comunitária, em recente encontro com o presidente da Cetesb, leis aprovadas pelos Legislativos paulista e paulistano repercutem em outros regiões do Brasil e, não raro, também no Congresso Nacional. De fato, da nossa cidade e do nosso estado emanaram leis que se tornaram referência no âmbito, por exemplo, da tutela dos direitos das pessoas com deficiência ou na defesa do meio ambiente.Mas quando o assunto é a qualidade dos trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo e também da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a imprensa, de um modo geral, tende a esquecer a relevância de tantas e tantas leis aprovados pelos parlamentares para centrar suas críticas na importância dada por vereadores e deputados a temas de menor relevo no plano macro, como é o caso da aprovação de Projetos de Lei dando nome a praças, ruas e equipamentos públicos .
 Num modelo de jornalismo totalmente engajado com os anseios comunitários, o Jornal da Gente vê essa questão sob um prisma totalmente diferente. É importante, sim, que o Parlamento ou mesmo o Executivo, acolham pedidos em relação a nome de logradouros e bens públicos, se  caso tais demandas expressam, de fato, um anseio da comunidade e lideranças. Em 2011, no dia 24 de março, a região da Lapa perdia José Benedito Morelli, o nosso saudoso Boneli. Passado exatamente um ano da morte do grande líder comunitário, o Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs Lapa) fez questão de nos informar, em primeira mão, que a Secretaria de Esportes Lazer e Recreação, atendendo demanda da entidade, acatou pedido de mudança do Clube da Comunidade City (CDC) para Clube da Comunidade José Benedito Boneli. O empenho do Consabs em casos como esse, ajuda a manter viva a memória daqueles cidadãos e cidadãs que se dedicaram de corpo e alma a causas onde o interesse público era o bem maior colocado em jogo.
 Outro exemplo, nesse sentido, vem da Câmara Municipal, onde projeto do vereador Paulo Frange (PTB), membro do G-8, passa a contar com apoio das lideranças de outros partidos, que concordaram em mudar o nome da Praça Nossa Senhora do Ó (na City Lapa, final da Rua Passo da Pátria) para José Getúlio de Lima, pai do professor José Carlos de Barros Lima, e a quem a Lapa deve muito no campo da educação. Também aqui, o Consabs Lapa atuou de forma decisiva articulando uma ponte entre o Legislativo paulistano e a comunidade.  E antes que chegue ao fim o mandato da atual legislatura da Câmara Municipal, seria importante que o Consabs Lapa retomasse, junto ao vereador Aurélio Nomura, a tramitação de projetos de lei associando a logradouros públicos o nome de dois lapeanos ilustres já falecidos: Décio Ferreira e Rosa Branca, campeão mundial  de basquete pelo Brasil em 1959 e 1963.

COMPARTILHE
Artigo anteriorACONTECE
Próximo artigoO meu Brasil!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA