Missa de 7º Dia do coronel Nakaharada será sábado

0
1199

Foto:

Coronel Nakaharada no almoço em comunidade na sexta-feira (13) no Ponteio

A missa de 7º dia de falecimento do coronel Luiz Nakaharada (da reserva) será no sábado, 21, às 15h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Barão da Passagem, 971), na Vila Leopoldina.  Nakaharada faleceu na noite de sábado, 14, vítima de ataque cardíaco, em sua residência. Familiares, autoridades, amigos (entre eles lapeanos), coronéis da PM e policiais da Rota e do 4º Batalhão da Polícia Militar (da região Lapa), que ele comandou, lotaram o velório do Cemitério Gethsêmani Anhanguera para a despedida do militar.

O coronel Nakaharada ganhou grande destaque na grande imprensa por conta do caso dos 111 presos do Carandiru que foram mortos em confronto com a PM em 1992. Nakaharada era acusado de matar cinco dos mais de 70 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9. Seu julgamento estava marcado para 2014, mas na região da Lapa ele era conhecido e respeitado pelo seu envolvimento com as questões da comunidade desde o tempo que foi comandante do 4º BPM. Religioso, o coronel colaborava com projetos sociais e eventos como do MMDC-Lapa do Movimento Constitucionalista de 1932 e o Natal Comunitário que esse ano chegou a 15ª edição. Nakaharada também foi um dos fundadores da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) quando tenente e um dos heróis dos incêndios dos edifícios Andraus e Joelma. Sempre trabalhou na área operacional da PM. Comandou por 11 anos o 4º BPM na Lapa onde fez muitos amigos.

O monsenhor Tarcísio Loro, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde será a missa, lembrou seu apoio as causas religiosas e sociais, principalmente a preocupação com as crianças carentes.  “O coronel Nakaharada aproximou a polícia da população e ajudou a comunidade a não ter medo da polícia, incentivou as pessoas a sair do isolamento e participar dos eventos e encontros comunitários, como o Natal Comunitário onde teve grande atuação”, disse o monsenhor.

Já o Dom Fernando, bispo emérito  e presidente da Ages (Associação Civil Gaudium Et Spes), disse que o coronel sempre apoiou a instituição que atende crianças e adolescentes  (encaminhados pela Justiça). 

Esta semana Nakaharada foi homenageado com um minuto de silêncio em eventos civis e militares como o Café com o Comandante do 4º BPM, Armando Reis Filho, na terça-feira, no auditório dos Correios, e na reunião do Rotary Lapa, quarta-feira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA