Projeto de travessia

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Esta semana tivemos mais um capítulo do projeto da ponte que vai ligar Pirituba a Lapa. O vereador Eliseu Gabriel foi o responsável pelo encontro que reuniu o diretor de projetos da SPObras, Ricardo Pereira, e o diretor de Desenvolvimento da SPUrbanismo, Gustavo Partezani, para um bate-papo com os lapeanos, que teve como anfitrião o subprefeito da Lapa José Antonio Varela Queija. A reclamação da comunidade é que, ao contrário de Pirituba, a Lapa ficou sem a audiência pública de tinha direito. O vereador José Police Neto (PSD) fez o pedido na Câmara Municipal para realização da audiência, mas o vereador Eliseu Gabriel saiu na frente. Não foi audiência, mas uma reunião. Um bate-papo como disse o vereador.

A comunidade compareceu na esperança de ter o projeto alterado com alça na Marginal para aliviar o fluxo de veículos dentro do bairro, como solicitado por lapeanos em audiências públicas anteriores na Câmara Municipal e em Pirituba. Moradores da City Lapa, Anastácio, Lapa de Baixo e comerciantes da Rua John Harrison , que estão na rota de trânsito da futura ponte, continuam preocupados. 

Na apresentação do projeto, o diretor da SPObras deu a notícia que os lapeanos não queriam ouvir: a alça direto na Marginal, como reivindicada, não tem viabilidade técnica. Segundo ele, para fazer a alça para Marginal precisaria de desapropriação e tem uma escola (estadual Alexandre Von Humboldt) no caminho, e a outra alternativa era uma alça supensa que teria de subir muito, mais de 10 metros de altura para o movimento de descida dos veículos,  e o custo ficaria muito elevado, inviabilizando a obra. 

Vai ter alça, só que não para a Marginal, argumentou representantes da SPObras e SPUrbanismo. O acesso ao qual eles se referem é a chamada alça urbana projetada para começar no pé da ponte, do lado da Lapa, na Vila Anastácio. O caminho do motorista que tiver outro destino (como Bom Retiro, Brás, Centro), que não a Lapa, terá entrar à direita na Rua Campos Vergueiro e depois na São Vito, para acessar a Marginal Tietê e seguir em frente.

Quem investiu em apartamento dos novos condomínios da Vila Anastácio reclamou em reunião anterior promovida pela Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo, que se sentiam enganados por que não foram avisados pelas construtoras do projeto da ponte no momento de fechar o negócio. Assim como a ponte terá alça urbana, a Rua John Harrison já tem destino traçado: com corredor de ônibus nos dois sentidos até o Terminal Lapa. Apesar da abertura de diálogo, a comunidade continua mobilizada para que o projeto de travessia seja bom, não só para Pirituba, também para a Lapa.

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