Com as bênçãos da Santa

0
1225

Em época de crise de imigração no Leste da Europa, a Lapa homenageia seus imigrantes nos festejos de aniversário de 425 anos do bairro. Afinal a região é um verdadeiro caldeirão de nacionalidade. Muitos imigrantes chegaram ao Brasil em busca de uma vida melhor e adotaram a Lapa como o lugar para morar. Apontada por muitos moradores como um lugar singular para se viver, a região passou por fortes transformações nesse período.

No Café com a Comunidade, o relator da Lei de Zoneamento, vereador e cardiologista Paulo Frange lembrou que quando chegou de Minas Gerais para trabalhar em São Paulo passou pela Lapa para chegar ao Hospital Dante Pazzanese, destacando a importância do bairro que desponta como a esquina de São Paulo por ficar entre as marginais do Rio Pinheiros e Tietê. Assim como Frange muitos tiveram que percorrer o mesmo caminho e atravessar o bairro ou se fixar por aqui.

Quem vê a Lapa de hoje não imagina que a primeira notícia sobre a região foi em 1581, época que os jesuítas receberam uma sesmaria junto ao Rio Emboaçava (atual Pinheiros). No século XVIII os imóveis da chamada “fazendinha da Lapa” se destacavam na paisagem. Em 1765 toda a paragem de Emboaçava tinha apenas 5 casas com 31 habitantes, bem diferente dos dias atuais.

Nos últimos anos o mercado imobiliário substituiu boa parte das casas térreas por torres residenciais e de escritórios, mas mesmo com o desenvolvimento, a Lapa guarda um lado bairrista onde antigos moradores se conhecem pelo nome e muitos preservam o bate-papo com vizinhos nos finais de tarde.

Nesse espírito de união que antigas e novas lideranças se unem para comemorar os 425 anos da Lapa. A programação mantém a vocação religiosa do tempo dos jesuítas e começa na segunda-feira, 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, com procissão em Louvor na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da Vila Hamburguesa. Um aniversário com as bençãos da Santa.

O Mercado da Lapa homenageia o bairro na quarta-feira com uma apresentação da Banda do 21º Depósito de Suprimentos do Exército, mas o ponto alto da festividade será a “Homenagem aos Pioneiros da Lapa”, no prédio histórico da Sociedade Beneficente União Fraterna (quinta-feira). Também haverá exibição do documentário “Cinzas Eternas: Uma Declaração de Amor à Lapa”. A comemoração se estende pelo próximo final de semana com atividades dos escoteiros no Clube Escola Pelezão e também do Dia das Crianças na Ceagesp e ACM-Lapa além da reinauguração do Memorial do Consabs Lapa na praça que fica no início da Rua Doze de Outubro. A data que dá nome a principal rua do centro comercial é tão abençoada quanto sua gente, na maioria descendentes de imigrantes, que ajudou na programação aniversário. Parabéns Lapa!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA