Secretaria inicia abordagem a usuários de drogas em ruas da Vila Leopoldina

0
1581

Foto:

Avenida Gastão Vidigal está entre os pontos de cena de uso de drogas

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) iniciou na sexta-feira (16) o serviço de abordagem aos usuários de crack e outras drogas (batizado de SEAS 4) em ruas da Vila Leopoldina, após quase dois anos de discussões no Fórum Social da Vila Leopoldina. Na Leopoldina o trabalho será diferente do programa De Braços Abertos desenvolvido pela Prefeitura no centro da Cidade (com o envolvimento de várias secretarias – além da Assistência Social e Saúde- com benefícios como moradia em hotéis e trabalho como varrição de rua com pagamento em dinheiro.

O trailler enviado pela secretaria para apoio à equipe (do Instituto Social Santa Lúcia – contratado para o serviço) não ficará mais debaixo do Viaduto Mofarrej (como divulgado na edição passada do Jornal da Gente), mas sim na Rua Manuel Bandeira, 145. Na sexta-feira foram feitos cerca de 20 atendimentos. O trabalho junto aos dependentes químicos em situação de rua faz parte do programa federal “Crack é possível vencer”, diferente do anúncio inicial da instalação de uma edição regional do De Braços Abertos.

A secretaria informa que suas equipes, em parceria com Saúde e as subprefeituras, atuam no monitoramento das cenas de uso de drogas. De acordo com o órgão, existem especificidades locais que serão levadas em conta no desenvolvimento do trabalho pelas equipes, sob a supervisão e o direcionamento direto da SMADS.
A nova etapa da política municipal de redução de danos – que conta com o apoio de unidades móveis (traillers) – recebeu um repasse do governo federal no valor de R$ 2.724.582,08. O órgão informa ainda que a etapa de monitoramento das cenas de uso terá o objetivo de promover a reinserção social dos dependentes químicos, por meio de encaminhamentos para a rede de serviços da prefeitura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA