Moradores relatam terceira ocorrência de incêndio em árvores

0
604

Foto: Movimento Água Branca

Movimento Água Branca
Galho se desprendeu da árvore em chamas e atingiu quadra da praça

Este ano, nos meses de março, julho e agosto, três árvores de grande porte foram incendiadas na Praça Conde Francisco Matarazzo Junior, segundo registro de moradores e membros do Comitê de Usuários da área verde.

Segundo o relato, o fogo é colocado em aberturas existentes na base das árvores, queimando o tronco e a raiz por dentro. A pessoa ou pessoas responsáveis pela ação não foram identificadas. A primeira árvore pegou fogo no dia 29 de março. O exemplar caiu em chamas na Rua Padre Antônio Tomás. No dia 3 de julho, bombeiros estiveram na praça para conter as chamas na base de outra árvore. Os agentes de segurança foram acionados nas três ocorrências. Já durante essa semana, na segunda-feira (8), uma árvore com o tronco em chamas perdeu um grande galho, que caiu sobre a quadra da praça destruindo o alambrado e a estrutura de uma tabela de basquete.

Segundo informações do Movimento Água Branca, que acompanha a região, “além da tristeza e do crime que é árvores serem incendiadas, há o risco de acidentes graves aos frequentadores da praça e para pessoas que transitam nas ruas do entorno”. As equipes da Subprefeitura Lapa retiraram os galhos caídos e avaliam a necessidade de remoção ou não das árvores que foram queimadas.

O Comitê de Usuários da praça reiterou o pedido já feito para a GCM e Polícia Militar para aumentar a frequência das rondas no local, principalmente durante a noite e madrugada.

Cades discute gestão participativa de praças
A reunião mensal do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Lapa será realizada na quarta-feira (17), às 18h30, pela plataforma Microsoft Teams. O link será disponibilizado no site da Subprefeitura Lapa. Entre os temas previstos para o encontro está a transferência do Pátio de Compostagem, a proposta de regulamentação da Lei de Gestão Participativa de Praças e a criação de um Mapa de Ruído. André Luis Mendes da Silva, supervisor da Coordenação de Projetos e Obras da subprefeitura, fará uma apresentação sobre a Lei 17.794/22, que disciplina a arborização urbana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA