SESC, BVL e Memorial celebram Dia da Consciência Negra

0
127

Foto: Divulgação

Divulgação
Coletivo de Escritoras Negras na BVL

Alguns dos mais importantes espaços culturais da Região Oeste vão promover, no final de semana, eventos para celebrar o Dia da Consciência Negra, feriado no Estado de São Paulo, comemorado na segunda-feira, 20.

O SESC Pompeia e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) entram antecipadamente no clima reflexivo da data. No sábado 18, Jô Freitas faz uma performance literária na BVL (Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, dentro do Parque Villa-Lobos), em diversos horários.  Por meio da leitura e da mediação de textos autorais e de autoras e autores negros, a intervenção poética traz para o público a poesia e os grandes feitos de personalidades negras. No mês da Consciência Negra Jô quer mostrar, através da poesia, que o povo preto também sonha, tem na pele o desejo de viver e a ancestralidade na ponta do dedo. Apresentações gratuitas das 13h às 13h30, das 14h30 às 15h e das 15h30 às 16h.

A negritude continua em foco na BVL, no domingo, 19, com a apresentação do Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá. O grupo reúne, desde 2018, sete mulheres de diferentes gerações que, impulsionadas pelo passado de todas que vieram antes, celebrando o presente e vislumbrando o futuro, compartilham escritas, divulgam a literatura e propõem ações que contribuem para o desenvolvimento da literatura de mulheres negras. O coletivo é composto por Benedita Lopes, Catita, Claudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira e Samira Calais. Apresentação, também gratuita, das 14h30 às 15h30.

Já o SESC Pompeia (R. Clelia, 93), também apostando em literatura, mas acompanhada de música, apresenta, no sábado, 18, o Contar Afro Brasil. No evento, a poetisa Mafuane Oliveira vem acompanhada pelo músico Vinícius Medrado, que usa o seu “Chaveiroeiro Mágico”, um instrumento especial que abre as portas de todas as histórias do mundo e convida o público para um mergulho nas águas de tradições culturais afro-brasileiras e africanas. Os artistas mesclam contos populares e autorais, cantigas e brincadeiras que revelam a beleza e a singularidade de seres encantados do céu, da terra, do mar, das florestas e do viver na África e no Brasil afrodescendente. Grátis, às 17h, na Área de Convivência do Sesc Pompeia.

De sábado, 18, a terça-feira, 21, o Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda realiza a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra, reunindo artistas negros de destaque, além de palestras e debates, feira de afroempreendedores e diversas atividades abertas à população. O samba e o pagode vão ficar por conta de Mumuzinho, Pagode da 27, Bom Gosto, Pedindo Bis e Anderson Tobias. A MPB e a black music vêm forte com Vanessa da Mata e Baco Exu do Blues. Já a batida inconfundível do funk terá MC Don Juan. Ao todo, serão 17 grandes atrações musicais.

A programação da Expo, embalada todos os dias pelas pick ups de DJs como Black Mad, será multicultural, com direito a desfile de roupas de estilistas pretos, batalha de slam, exibição de filmes e documentários, teatro infantil (destaque para o espetáculo O Black Power de Akin) e muito mais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA