Cartola na Estação Ciência

0
832

O Grupo de Teatro de Sombras apresenta o espetáculo musical “A Luz de Cartola”, que conta a história do grande ícone musical brasileiro: Agenor de Oliveira, o Cartola. Teatro e música ao vivo se unem para mostrar a história de uma vida regada a alegrias e sucesso, mas também a experiências afetivas e econômicas de sofrimento.
O espetáculo, com roteiro e direção de Rita Coelho, é uma adaptação da obra “Cartola 90 anos”, de autoria de Arley Pereira. A linguagem do teatro de sombras, somada à música e à expressão corporal são os meios que apresentam a história do fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
Mesmo com dificuldades financeiras e sofrimentos afetivos, a história de Cartola resulta no prestígio de um excelente trabalho realizado com prazer e maestria. Assim, Cartola se identifica com o povo brasileiro, sofrido, que trabalha diariamente para defender a vida, mas não perde o humor, a alegria e a riqueza cultural. “Apesar de sentar no banco da escola por poucos anos, Cartola tratou a língua portuguesa como um verdadeiro virtuose da palavra. Vinculando com a melodia, construiu uma riqueza poética de versos e narrativas. Sua obra é a luz da palavra”, afirma Rita.
O espetáculo tem vinte e uma canções, sendo vinte do Cartola e uma de Lamartine Babo (o hino do Fluminense), primeiro amor do jovem Angenor. Originado no projeto da ONG Sociedade pela Família, que é voltado para pessoas carentes, o Teatro de sombras encorpora elementos plásticos, cênicos e musicais. O grupo é formado por 11 jovens provenientes de escola pública, 4 músicos, o diretor musical Neto Araújo e a diretora geral Rita Coelho.
O Espetáculo Musical “A Luz de Cartola” ficará em cartaz até o dia 26 de outubro, no auditório Ernst W. Hamburger na Estação Ciência da USP.

A Luz de Cartola
Domingos, às 16h, ao auditório Ernst W. Hamburger, na Estação Ciência. Até 26 de outubro. Ingressos a R$10,00 e R$ 5,00 (para estudantes e professores). Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Telefone .

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA