Conseg quer prevenir a criminalidade

0
683

Foto:

O objetivo é fazer com que a população participe mais

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

No último dia 1º de março, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-Lapa) promoveu sua reunião ordinária no salão paroquial da Igreja São João Batista na Vila Ipojuca para discutir os problemas do bairro. A prevenção da criminalidade foi o principal tema debatido no encontro.
O capitão da 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (1ª Cia/4º BPM/M), Edmilson Miranda, explicou o funcionamento da Polícia Comunitária. Ele disse que o patrulhamento preventivo ideal é realizado por três viaturas por setor, o que é possível com os atuais 19 carros. Além disso, os policiais têm uma relação mais próxima com lojistas e moradores. No entanto, de acordo com o capitão, a população precisa participar cada vez mais da vida em comunidade. “O brasileiro é solidário na hora da desgraça, mas não tem espírito comunitário regularmente”, disse Miranda.
William Lisboa, do Conseg-Lapa, também considera importante a criação dos Núcleos de Ação Local, onde os moradores de uma determinada rua se unem para formar uma teia de autoproteção. “A idéia é que o cidadão vigie o vizinho para verificar se não está acontecendo nada de errado, alertando autoridades”, explica Lisboa, dando como exemplo a iniciativa de oito moradores da Rua Guiará, Pompéia.
Moradores também estão preocupados com a ocupação das praças por delinqüentes. Existe um abaixo-assinado para instalar uma base comunitária na Praça Cornélia, inclusive com a aprovação do capitão Miranda que tentará, na medida do possível, criar a base policial.
Mais informações podem ser obtidas na 1ª Cia/4º BPM/M pelos telefones 3864-0280 e 3864-0488, no 7º Distrito Policial pelo número 3864-7445 e ainda com a presidenta do Conseg-Lapa, Maria Vargas, pelo telefone 3672-8431.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA