Informática para todos

0
1096

Nesta semana que passou, duas grandes conquistas para a comunidade mostram como a informatização é importante para um bom atendimento e para a qualificação da mão-de-obra. Com a presença da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, foi inaugurada a 25ª Praça de Atendimento na Subprefeitura. Este espaço conta com um local adequado para auxiliar o morador do bairro, bem como permitir mais agilidade na informação ao munícipe.
Num sistema inteligente, 16 máquinas verificarão o que o morador precisa saber para resolver sua situação fiscal junto à Prefeitura e também conseguir benefícios, como o Bilhete Especial para o passageiro das linhas de ônibus. A aquisição adicional de mais 25 computadores doados pelo Banco do Brasil, direto de Brasília, também garantirão a modernização do sistema de informatização da Subprefeitura da Lapa. Todos esses recursos tecnológicos são necessários para um bom desempenho da administração pública.
Outra boa notícia que envolve a informática foi a inauguração na Rua Dronsfield do Telecentro Camp-Oeste. O projeto visa a inclusão digital de muitos jovens de baixa renda, que não têm acesso à informática e a comunicação via internet. A Prefeitura entrou com a doação das máquinas e o pagamento de professores. O Centro de Aperfeiçoamento Multipedagógico (Camp-Oeste), uma iniciativa do Rotary Club, auxilia diversos alunos carentes, que precisam entrar no mercado de trabalho. Além de melhorar a qualidade da mão-de-obra, jovens terão condições de entender o mundo pela rede mundial de computadores, conscientizando-se do seu papel.
No dia 25 de outubro, começa outro módulo do Projeto “Fome Zero, Cultura Mil”, iniciativa de três professores corajosos em enfrentar o problema da carência social na educação. O projeto visa ensinar jovens da Escola Estadual José Monteiro Boanova, com informática, gestão administrativa e financeira, matemática financeira e marketing em vendas, para se tornarem líderes empreendedores. Quem quiser conhecer o trabalho dos professores Mário Sérgio Signori, Reinaldo Ferrari e Luciano Manoel Alves de Souza, basta visitá-los na manhã de sábado no Boanova, que fica na Rua Dalton, próximo ao Pelezão.
Sem dúvida, esses programas são muito importantes para a Lapa. No entanto, o bairro ainda é muito carente neste tipo de iniciativa. Muitas entidades precisam de modernização no seu sistema de informação. Vários locais não contam nem mesmo com uma simples linha telefônica. Essa situação somente mudará se mais empresas se envolverem com a responsabilidade social e o compromisso de apoiar as iniciativas da comunidade. Por parte do Jornal da Gente, teremos o imenso prazer de divulgar as companhias que ajudam a sociedade lapeana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA